Cuiabá, Quinta-Feira, 3 de Julho de 2025
EFEITO CENSO
01.08.2023 | 11h55 Tamanho do texto A- A+

Câmara apresenta projeto para criar mais duas vagas de vereador

Chico 2000 disse que 15 vereadores foram favoráveis a mais cadeiras e medida será votada até outubro

Vitória Sobral/ Câmara de Cuiabá

O presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000

O presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000

ENZO TRES
DA REDAÇÃO

O presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000 (PL), afirmou que a maioria dos parlamentares foi favorável à proposta de aumento no número de vereadores da Capital. Ele ainda saiu em defesa da medida e disse que ela não aumentará a despesa da Casa de Leis.

 

A possibilidade de mais duas cadeiras na Câmara surgiu após o Censo do IBGE constatar que Cuiabá tem 650.912 moradores. A legislação estabelece que cidades com população entre 600 e 750 mil pessoas podem ter até 27 vereadores. Até o momento, a Capital conta com 25.

 

 

Segundo Chico 2000, uma reunião com quase a maioria da casa ocorreu na última segunda-feira (31) para discutir a possibilidade. Agora, um projeto de lei deve ser apresentado pela Mesa Diretora para criação das novas cadeiras.

 

A medida precisa ser votada até antes de outubro, para que tenha validade para a eleição de 2024.

 

Estaremos encaixando dentro deste duodécimo mais dois vereadores. Terá que reduzir o salário [dos vereadores]? Será reduzido

“Reunimos 15 vereadores ontem, todos se posicionaram de forma favorável. Em razão disso, a Mesa Diretora vai preparar um projeto de lei e colocar para tramitar na casa. Em um prazo de 30 dias, estará apto a ir ao plenário”, afirmou ele ao MidiaNews.

 

“Não aumenta em nada a despesa para o município, porque o duodécimo da Câmara será o mesmo, é um percentual sobre a receita líquida do município. Seja com 25 ou 27 [vereadores], a despesa é a mesma”, acrescentou.

 

Adaptação 

 

O vereador ainda acrescentou que a Câmara passará por um processo de adaptação para receber os novos parlamentares. Além disso, disse que, se necessário, fará cortes de gastos para encaixar os novos vereadores no duodécimo da casa.  

 

Atualmente, a receita da Câmara gira em torno de R$ 84 milhões.

 

“A Câmara precisará se reorganizar para fazer que caiba 27 vereadores dentro deste orçamento. Teremos até 31 de dezembro de 2024 para deixar pronto. Aqueles que foram eleitos tomarão posse em janeiro de 2025”.

 

“Estaremos encaixando dentro deste duodécimo mais dois vereadores. Terá que reduzir o salário [dos vereadores]? Será reduzido. Terá que reduzir o número de servidores? Será reduzido. Enfim, aprovado o projeto de lei, vamos às adequações que precisam ser feitas”, pontuou.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
6 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Robélio Orbe  01.08.23 21h18
Uma Vergonha! A meta é reduzir cadeiras e não aumentar.
4
0
Maga  01.08.23 17h44
Está correto está postura do Sr. Chico 2000. Parabéns por pensar e agir dessa forma
3
23
WAGNER VINICIUS  01.08.23 15h51
Quando o gestor tem respeito com a coisa publica e age de forma republicana dá nisso. Após ouvir o colegiado de vereadores o Presidente Chico 2000 acatará a decisão da maioria, mas também apresenta supostas mudanças para acolher os novos vereadores. Parabéns CHICO 2000
6
26
VANIA PIRES   01.08.23 14h13
VANIA PIRES , seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Valdeci   01.08.23 13h42
Pelo amor de Deus já tem um monte aí que não fazem nada,ainda mais dois? Tinha que reduzir para a metade mesmo assim ainda e muito...
41
3