Cuiabá, Terça-Feira, 30 de Setembro de 2025
PROJETO NATIMORTO
03.09.2024 | 17h05 Tamanho do texto A- A+

Com vice sem título, chapa de Kennedy é barrada pela Justiça

A pedetista Miriam Calazans não pode concorrer porque seu título eleitoral está suspenso

Divulgação

Miriam Calazans e Domingos Kennedy, cuja chapa foi indeferida na Justiça

Miriam Calazans e Domingos Kennedy, cuja chapa foi indeferida na Justiça

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

A Justiça Eleitoral indeferiu a chapa do candidato a prefeito de Cuiabá Domingos Kennedy (MDB), cuja vice Miriam Calazans (PDT) está com o título eleitoral suspenso.

 

A decisão, da tarde desta terça-feira (3), foi tomada pela juíza Suzana Guimarães Ribeiro, da 39ª Zona Eleitoral de Cuiabá.

 

Miriam está com o título eleitoral cancelado pela não realização da biometria e por não ter regularizado a prestação de contas de campanhas passadas.

 

Em manifestação protocolada na semana passada, o Ministério Público do Estado (MPE) apontou que a candidata não está apta nem mesmo a votar, o que a impede também de ser postulante a cargo eleitoral.

 

Tendo sido o requerimento do candidato a Prefeito deferido, há que se indeferir a chapa, já que inviável a participação no certame de candidato a cargo majoritário de maneira isolada

"Conforme apontado pelo Ministério Público Eleitoral, o cancelamento da inscrição eleitoral impede inclusive o exercício do direito político ativo; por consequência, ela não poderá votar sequer em si mesma", escreveu a magistrada.

 

"Ante o exposto, indefiro o pedido de registro de candidatura de Miriam Calazans dos Santos para concorrer ao cargo de vice-prefeita. Tendo sido o requerimento do candidato a prefeito deferido, há que se indeferir a chapa, já que inviável a participação no certame de candidato a cargo majoritário de maneira isolada", completou.

 

Defesa

 

Na ação, a candidata alegou que seu título está cancelado porque ela foi impedida de regularizá-lo “em razão de constar em seu cadastro irregularidades em prestações de contas de campanhas eleitorais anteriores”. 

 

Miriam foi candidata a deputada estadual em 2010 e a vereadora por Cuiabá em 2016. 

 

Os argumentos não convenceram a magistrada, que disse que “não se vê no texto restrição alguma ao atendimento a eleitores com pendências em prestação de contas”. 

 

“A possibilidade de atendimento a eleitores tais quais a candidata requerente já estava sendo possível muito antes do fechamento do cadastro ocorrido em 8/5/2024”, disse.

 

O outro lado

 

Em entrevista a imprensa nesta manhã, o candidato Kennedy foi questionado sobre um possível nome na chapa em caso de indeferimento de Miriam. “Ainda não tenho”, afirmou.

 

Por meio de nota, Domingos Kennedy disse que a chapa irá recorrer da decisão.

 

"Quanto ao indeferimento do registro de candidatura da chapa, os advogados de Kennedy já protocolaram um Embargos de Declaração requerendo que a juíza, Suzana Guimarães Ribeiro, esclareça os termos da decisão, bem como, conceda ao candidato o prazo legal de 10 (dez) dias para que a chapa 'Por Amor a Cuiabá' realize a substituição do candidato a vice-prefeito, conforme preceitua o artigo 13 da lei 9.504", consta em nota.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

MPE vê "chacota" e tenta barrar candidata a vice em Cuiabá

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Igor rovaris  03.09.24 17h43
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
27
4