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28.02.2013 | 14h35 Tamanho do texto A- A+

Cuiabá é referência em ações contra a CAB Ambiental

Entidades e vereadores querem rompimento de contrato

Secom Câmara

A CABé acusada de prestar um serviço sem qualidade na área do saneamento básico em Cuiabá

A CABé acusada de prestar um serviço sem qualidade na área do saneamento básico em Cuiabá

LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
Uma comitiva da cidade de Castilho (SP) esteve na Câmara de Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (28), e propôs uma atuação conjunta contra a falta de qualidade e a cobrança abusiva dos serviços prestados pela CAB Ambiental, concessionária dos serviços de água e esgoto.

Os vereadores Domingos Sávio (PMDB) e Toninho de Souza (PSD) se reuniram com o grupo e combinaram trocar informações sobre as ações que visam ao rompimento dos contratos com a concessionária.

O grupo, formado pelo assessor jurídico da Prefeitura de Castilho, Leandro Casati, pelo diretor da Econg (organização não-governamental que trata da defesa do meio ambiente e do consumidor), Roberto Franco, e por um representante da agência reguladora (Arsae), Luiz Augusto, está percorrendo o Brasil, visitando os municípios onde a CAB atua, para verificar a situação em cada um deles.

“Eles estão nos municiando com informações sobre as ações deles, e nós faremos o mesmo. Estamos chegando à conclusão que a CAB tem o mesmo modus operandi no Brasil inteiro. Em Castilho, a aprovação da concessão também foi no afogadilho, assim como aconteceu em Cuiabá, e a empresa está prestando um péssimo serviço em todos os lugares”, afirmou Domingos Sávio.

“A qualidade da água lá é imprópria para consumo e os reajustes também são abusivos. O último reajuste em Castilho foi de 19%, enquanto aqui a CAB está pedindo 15%. Além disso, há muitas ações do Ministério Público contra a empresa tramitando na Justiça de São Paulo”, completou o peemedebista.

O diretor da Econg, Roberto Franco, também destacou outras semelhanças. “O edital de licitação e o contrato firmado pela CAB são os mesmos em todos os lugares onde ela atua”, afirmou.

O vereador Toninho de Souza também criticou a postura da Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Água e Esgotamento Sanitário (Amaes) em Cuiabá.

“O prefeito Mauro Mendes (PSB) também é contra o reajuste, enquanto a Amaes é a favor. Isso significa que a a agência está defendendo os interesses da CAB”, afirmou.

Cuiabá é referência

De acordo com Luiz Augusto, membro da agência reguladora do município paulista – que possui 18 mil habitantes –, a atuação do Legislativo cuiabano no que diz respeito aos serviços de água e esgoto serve de referência.

Domingos Sávio entrou com quatro representações no Ministério Público contra a CAB, enquanto Toninho de Souza pediu à Prefeitura a abertura de um processo administrativo contra a presidente da Amaes, Karla Lavratti.

“Por conta dessa mobilização dos vereadores Toninho e Domingos Sávio, Cuiabá é uma referência para nós. Viemos fornecer subsídios para combater a má qualidade da CAB, mas também buscar elementos que nos ajudem”, disse.

Luiz Augusto mencionou também que, em Castilho, a CAB começou a cortar água de consumidores que haviam pagado a conta. “A má qualidade da água e na prestação do serviço público já foi comprovada”, afirmou.

No total, a CAB atua em 15 municípios em todo o Brasil, sendo seis em Mato Grosso – Alta Floresta, Colíder, Pontes e Lacerda, Comodoro, Canarana e Cuiabá.

Na capital, a empresa atua desde abril de 2012, após firmar contrato com o então prefeito Chico Galindo e assumiu os serviços que eram de responsabilidade da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap).

Outro lado

Por meio da assessoria de imprensa, a direção da CAB, em Cuiabá, informou ao MidiaNews que vai se posicionar ainda hoje sobre o fato.

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Adalberto Araújo  01.03.13 12h25
Sou vereador pelo PSB em Paranagua, PR, e aqui vivemos o mesmo drama. Precisamos compartilhar idéias e experiências. Por fv acessem meu site e facebook para eventual contato. Mt obrigado.
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Maria Cecilia  01.03.13 06h25
Vou dar meu exemplo pessoal. Minha conta chega errada todos os meses, a cada mês vem uma coisa diferente. Meu pai com 82 anos esteve comigo lá na sede deles para ver isso e acabar com esses erros. O rapaz que estava no computador disse que estavam mexendo nos computadores e era para meu pai aguardar Ficamos mais de 40 minutos. Quando levantei para reclamar, fui informada que tinham perdido os dados, que era para voltar amanhã Eu sou professora e não posso ficar perdendo uma manhã inteira para isso, e meu pai não tem mais idade para brigar. Eu já não sei quem a reclamar
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orozino jose de souza  28.02.13 23h35
Essa CAB so e boa para fazer cobransa ai esse serviço funciona aqui no jardim industriario quem tiver BOMBA tem que tomar banho de canequinha, fora CAB com essa ruim de serviços.
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Carlos  28.02.13 14h59
Qualidade ruim em tudo - No fornecimento de agua - No atendimento - Falta de boa vontade em negociar parcelamentos de contas indevidas - Não escutam as reclamações e não empenham em resolver os problemas com medidores defeituosos por ex - Tratam muito mau os clientes
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