Cuiabá, Quarta-Feira, 10 de Dezembro de 2025
QUALIFICAÇÃO
21.02.2023 | 16h34 Tamanho do texto A- A+

Deputado defende ensino médio técnico para formação de mão de obra

Para o parlamentar, a conclusão de uma faculdade não é garantia de vagas no mercado de trabalho

JLSiqueira/ALMT

O deputado estadual Diego Guimarães

O deputado estadual Diego Guimarães

DA REDAÇÃO

Em reunião do Fórum Agro MT, o deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) ressaltou a importância da implantação do novo ensino médio nas escolas estaduais do estado. A mudança na grade curricular escolar visa garantir também o ensino técnico profissionalizante para jovens e adolescentes.

Na reunião realizada na semana passada com a presença de deputados, secretário de estado e também representantes de vários setores econômicos, foi debatida a demanda de Mato Grosso por mão de obra e qualificação, estratégias de trabalhos e outras demandas do setor profissional do estado.

Diego ressalta que com o passar dos anos foi incentivado o ingresso no ensino superior o que trouxe grande número de profissionais com diploma, mas sem oportunidade de emprego. O parlamentar lembra que a conclusão de uma faculdade não é garantia de vagas no mercado de trabalho e nem de um bom salário.

“Uma das soluções imediatas é pegar a mão de obra dentro do ensino médio, via escolas técnicas ou outras parcerias, para garantir a capacitação desses estudantes. Com isso o aluno vai terminar esse período como profissional, pronto para o mercado de trabalho”, disse o parlamentar.

Ainda de acordo com Diego, é preciso entender o perfil econômico e a necessidade do município.

 

“Antes de tudo é preciso entender o fluxo do mercado de trabalho de cada região”, disse o deputado ao solicitar para os membros do Fórum Agro MT informações sobre os índices de desemprego por cidade e região. No estado, o índice de “desocupados” é de 3,8%.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia