Cuiabá, Quarta-Feira, 12 de Novembro de 2025
“GASTO ASTRONÔMICO”
12.11.2025 | 11h28 Tamanho do texto A- A+

Diego diz que COP30 fracassou e aponta incompetência de Lula

Deputado disse ver baixa adesão de líderes mundiais em evento sobre mudanças climáticas

Victor Ostetti/MidiaNews

O deputado Diego Guimarães, que classificou COP no Brasil como

O deputado Diego Guimarães, que classificou COP no Brasil como "fracasso"

DA REDAÇÃO

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) afirmou que a 30ª Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas (COP30) foi um fracasso devido à incompetência do presidente Lula (PT).

 

Enquanto há um povo tão pobre [...] há um evento com gasto astronômico feito por um presidente tão corrupto e incompetente como Lula

A Organização das Nações Unidas (ONU) sediou o evento neste ano em Belém, no Estado do Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro. Segundo a instituição, essa é a maior convenção intergovernamental do mundo para discussões climáticas. 

 

Diego, no entanto, disse que, mesmo com um “gasto astronômico”, a COP30 teve pouca participação de lideranças mundiais.

 

“Enquanto há um povo tão pobre, como infelizmente acontece na periferia de Belém, há um evento com gasto astronômico feito por um presidente tão corrupto e incompetente como Lula”, avaliou.

 

“Percebemos que será um grande fiasco, fracasso. Não deixará legado para o Pará, Belém e Brasil. Até 70 líderes mundiais participaram das COPs que já aconteceram, mas a corrupção que envolve a COP30 levou apenas 19 líderes mundiais a participarem. Teve o caso da [primeira-dama] Janja, que ofertou um coquetel de boas-vindas aos líderes mundiais, mas nenhum compareceu. Qual legado essa COP deixará?”, questionou.

 

A imprensa noticiou que, nos bastidores, as lideranças enfrentam dificuldades para conciliar pautas.

 

As fontes envolvidas nas negociações relataram que 84 dos 195 países integrantes do Acordo de Paris – tratado firmado em 2015 para reduzir o aquecimento global – não apresentaram metas sobre a redução de gases relacionados ao efeito estufa.

 

O deputado, então, disse que Lula gastou litros de diesel durante o evento devido às hospedagens em barcos. Acontece que a COP defende a redução do uso dos combustíveis fósseis para reduzir impactos ambientais. Além disso, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Governo Federal confirmou que a diária da hospedagem custa R$ 2.700, mas não disponibilizou a lista de hóspedes. 

 

“O Lula falou que não ficaria em hotel. Ele falou que ficaria em um barco, que gasta 50 litros de diesel por hora para ficar parado, sem contar os hotéis cruzeiros que ele colocou e estão gastando 100 mil litros de diesel por dia”, completou.

 

Veja:

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia