A Globo perdeu audiência em São Paulo com a transmissão do desfile da Acadêmicos de Niterói que homenageou o presidente Lula (PT) neste domingo (15). Em dado momento, a emissora foi ameaça pela Record, que exibia a rodada final do Campeonato Paulista.
Segundo dados prévios de audiência, obtidos pela coluna, a Globo marcou 11 pontos de audiência entre 22h10 e 23h35, período em que a Acadêmicos de Niterói passou pela Marquês de Sapucaí na Grande São Paulo, principal mercado de TV do país.
A Record marcou 7 pontos. O SBT ficou com 6. Entre 22h15 e 22h30, o desfile da Acadêmicos de Niterói foi ameaçado pela Record, que atingiu picos de 10 pontos com São Bernardo x Corinthians, pela rodada final do Paulistão. O pico do desfile foi de 12 pontos. Cada ponto equivale a 199 mil telespectadores.
Na média dos últimos quatro domingos, na faixa, a Globo marcou 15 pontos em média com o Fantástico e o BBB 26. Foi uma queda de 26% nos números. No domingo de Carnaval de 2025, a Globo marcou 14 pontos ao mostrar o Oscar daquele ano, com a vitória do filme "Ainda Estou Aqui".
No Rio de Janeiro, a Acadêmicos de Niterói consegiu 19 pontos de audiência e foi líder sem qualquer problema. A Record marcou 5 pontos, assim como o SBT.
Como antecipou a coluna, a Globo fez uma transmissão mais sóbria que o normal com a Acadêmicos de Niterói, para evitar acusações de propaganda eleitoral. Antes do desfile, Pedro Bassan informou sobre as tentativas de impedir que o desfile fosse realizado.
A ordem vinda da direção da Globo foi focar alegorias e adereços, e evitar falar com populares que queiram exprimir alguma posição política, por exemplo, o que aconteceu.
Até a equipe de redes sociais da Globo foi orientada a tratar o desfile da escola de forma mais sóbria. Resumos também ficarão disponíveis nas plataformas digitais da emissora e no Globoplay, sua plataforma de streaming.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|