Cuiabá, Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025
A VOLTA DA LEMAT
02.03.2013 | 18h00 Tamanho do texto A- A+

Governo abre consulta pública para a Loteria do Estado

Arrecadação do órgão irá para ações social e esportes, segundo o Executivo

MidiaNews

Presidente da Lemat,  Manoel Palma, afirma que loteria deve inagurar no segundo semestre

Presidente da Lemat, Manoel Palma, afirma que loteria deve inagurar no segundo semestre

ISA SOUSA
DA REDAÇÃO
A Loteria do Estado de Mato Grosso (Lemat) abriu consulta pública para empresas operadoras de jogos do mercado mundial. O objetivo é que fornecedores de sistemas de jogos detalhem seus portfólios de projetos, produtos, serviços e expectativas sobre o potencial do mercado lotérico mato-grossense.

A abertura foi oficializada no Diário Oficial do Estado do dia 21 de fevereiro e a consulta terá inicio na Assembleia Legislativa, no dia 11 deste mês.

Poderão participar da consulta empresas nacionais ou estrangeiras operadoras ou gestoras de sistemas de loterias em meio eletrônico e em papel.

Os interessados em participar deverão observar o formulário constante no Anexo I da Consulta Pública nº 001/13, que circulou no Diário Oficial 25.989, com data de 20 de fevereiro de 2013.

O formulário deverá ser envidado para o e-mail [email protected], até às 17 horas do dia 06 de março. O objetiva apenas à prospecção do mercado mundial de operadores de loterias para conhecimento de suas soluções tecnológicas e melhores práticas na gestão de loterias, não dando o direito aos seus participantes de qualquer tipo de indenização ou contratação de suas soluções pela Lemat.

A participação das empresas na consulta consiste na apresentação detalhada, em sessão pública, de seu background tecnológico e portfólio de produtos.

Serão realizadas em sessões com duração de até três horas para apresentação de cada empresa, sendo que será aberto o intervalo de 60 minutos para respostas a eventuais perguntas elaboradas pela equipe da Lemat, bem como para a troca de informações entre os participantes presentes na sessão.

A iniciativa é o primeiro passo tomado pelo Governo do Estado, após a polêmica envolvendo a loteria. Em abril passado, a Lemat foi citada pelo bicheiro goiano Carlinhos Cachoeira, que teria mostrado "interesse" na empresa.

Cachoeira foi preso durante Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, que revelou a influência do bicheiro com políticos do Centro-Oeste, entre eles, o senador goiano Demóstenes Torres (ex-DEM) e o governador de Goiás, Marconi Perillo. O fato desencadeou a “CPI do Cachoeira”, que culminou na saída do parlamentar.

De acordo com o inquérito, o cunhado de Cachoeira, Adriano Aprígio de Souza e o argentino, consultor do bicheiro, Roberto Coppola, trocaram e-mail, em que diziam “ter certeza” de que assumiriam o controle da Lemat.

Além disso, em 2010, o bicheiro teria comemorado a vitória do governador Silval Barbosa (PMDB). Em gravações telefônicas interceptadas pela polícia, Cachoeira teria dito que poderia assumir o controle dos jogos no estado.

Com as declarações, Silval suspendeu, ainda em abril de 2012, todos os trâmites envolvendo a Lemat e realizou investigação para apurar se houve acordos entre agentes do Estado e empresas privadas.

Ao MidiaNews, o presidente da Lemat, Manoel Antônio Garcia Palma, afirmou que a polêmica não prejudicou a Lemat .

Segundo ele, a consulta pública será de responsabilidade da própria Lemat e a licitação caberá as secretarias de Estado de Fazenda (Sefaz) e Administração (SAD).

“O processo já avançou no início deste ano e queremos utilizar o modelo de concessão para a Lemat. A expectativa é de que, já no segundo semestre deste ano, ela seja inaugurada”, disse Palma.

Fundo Social

A Lemat foi criada em 1953. À época, o formato era de terceirização. Em 1980, o Estado voltou a explorar os jogos.

Pouco tempo depois, a loteria foi suspensa e só agora, com a concessão, ela voltará a atuar.

Para Palma, a importância dos jogos se dá pelo fato de o governador Silval ter estipulado cláusulas claras, que obrigam a empresa vencedora do certame a destinar 7% da renda líquida para a pasta de Esportes, 3% para o Fundo Social e 8% à Lemat, ou seja, para que a estrutura seja mantida.

O modelo a ser adotado será o mesmo da Caixa Econômica Federal, nas modalidades convencional (Loteria), instantânea (Raspadinha) e prognóstica (Mega Sena).

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Ondino Lima Neto   03.03.13 07h37
Essa loteria servirá apenas, para ser mais uma fonte de corrupção.
0
0
jose campos  02.03.13 19h25
jose campos, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas