Cuiabá, Sábado, 12 de Julho de 2025
CONTRA COVID
01.02.2021 | 17h25 Tamanho do texto A- A+

Governo cancela ponto facultativo e proíbe festas no Carnaval

Decreto visa reduzir disseminação do coronavírus; medida será publicada no Diário Oficial do Estado

Christiano Antonucci/Secom-MT

Decreto foi assinado pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho

Decreto foi assinado pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho

DA REDAÇÃO

O Governo de Mato Grosso cancelou o ponto facultativo de Carnaval, previsto para os dias 15, 16 e até às 14h do dia 17 de fevereiro, como forma de reduzir o avanço da covid-19. A mesma medida também foi tomada por outros 19 estados brasileiros.

 

A decisão será publicada em edição extra do Diário Oficial nesta segunda-feira (1º). O decreto foi assinado pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.

 

De acordo com o governador, a medida leva em conta a taxa de ocupação de leitos de UTIs no âmbito estadual, que supera a faixa de 73%, e o número crescente de casos confirmados de infecção pelo coronavírus, que já chega a mais de 217 mil.

 

Mauro Mendes ressaltou que esta situação impõe a necessidade de intensificar em Mato Grosso o isolamento social, “medida não farmacológica eficiente no enfrentamento da Covid-19”.

 

“Eventos de grande porte, como os carnavalescos, aumentam a circulação e aglomeração de pessoas, ensejando o aumento significativo da transmissibilidade do novo coronavírus e o consequente agravamento da pandemia de Covid-19 no âmbito estadual, não se mostrando oportuno, no atual momento, a realização de festividades típicas de carnaval”, diz trecho do decreto.

 

A norma também proíbe, em todo o estado, “quaisquer festas ou eventos comemorativos de Carnaval, em ambientes abertos ou fechados, promovidos por iniciativa pública ou particular”.

 

O descumprimento destas regras, conforme o decreto, pode resultar em sanções criminais às pessoas físicas envolvidas. Já as empresas que não respeitarem as normas receberão a “aplicação das sanções administrativas, cíveis e criminais cabíveis, inclusive multas e interdição temporária, pelas autoridades policiais, sanitárias e fiscais estaduais e municipais”.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
12 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

rosany soares frança  02.02.21 08h30
sim o feriado de carnaval é nacional será que vai ser cancelado, pois sei que é feriado nacional mas em santa catarina não e considerado carnaval
3
12
Robert  02.02.21 08h11
Carnaval não é feriado nacional!!! Portanto, vamos trabalhar!!! Nas cidades em que o Carnaval foi cancelado pelas autoridades municipais ou estaduais, os trabalhadores não terão direito a folgas ou ao pagamento de horas extras.
29
4
Victor Salmazo  02.02.21 07h05
Parabéns Governador! Ato sensato. Precisamos acabar com esta pandeia o quanto antes, e a colaboração de todos é essencial. O caus já se implantou na nação brasileira, só não vê quem não quer. Crianças não reprovam mais em escola, perdeu-se o respeito aos mais velhos, não se obedece mais hierarquia, empresas não conseguem contratar, temos uma juventude supérfula e sem valores. Pedimos a Deus que iluminem nosso Gestores Publicos, para que tenham coragem para fazer com que consigamos trilhar melhores caminhos.
39
4
Elaysa  01.02.21 23h00
E lá se vai meus dias de descanso... e quem faz festas vão se reunir de qualquer jeito, só penaliza quem usaria os dias para um merecido descanso
29
21
Fabio  01.02.21 21h48
Dia 16 terça-feira não é feriado, carnaval nunca foi feriado no MT,e na maioria dos estados, segunda, terça e quarta são pontos facultativos👍😊
24
2