Cuiabá, Sábado, 5 de Julho de 2025
CPI DE 8 DE JANEIRO
17.08.2023 | 14h27 Tamanho do texto A- A+

Hacker da Vaza Jato trava embate com Moro: "criminoso contumaz"

Delgatti prestou depoimento em comissão no Congresso, nesta quinta-feira

Edilson Rodrigues/Agência Senado

O hacker Walter Delgatti Neto

O hacker Walter Delgatti Neto

MATEUS VARGAS
DA FOLHAPRESS

O programador Walter Delgatti Neto, conhecido como hacker da Vaza Jato, chamou o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) de "criminoso contumaz" e disse que o ex-juiz da Lava Jato só não está preso por ter recorrido a cargo com foro privilegiado.

 

As declarações foram feitas quando o hacker respondia a questionamentos feitos por Moro durante depoimento à CPI do 8 de janeiro desta quinta-feira (17).

 

"Li as conversas de Vossa Excelência, li a parte privada, e posso dizer que o senhor é um criminoso contumaz, cometeu diversas irregularidades e crimes", disse Delgatti diante do senador.

 

O ex-ministro de Jair Bolsonaro havia perguntado sobre processos por estelionato contra o hacker. Moro respondeu: "Bandido aqui é o senhor". Disse em seguida que o hacker está preso.

 

"O senhor não foi preso por recorrer à prerrogativa de foro por função", disse Delgatti.

 

O hacker ainda disse que foi perseguido em Araraquara (SP) em ações judiciais. "Equiparada à perseguição que Vossa Excelência fez com o presidente Lula, integrantes do PT", disse Delgatti.

 

Moro pediu respeito ao hacker, e Delgatti se desculpou.

 

Delgatti ganhou projeção por ter invadido contas de Telegram de integrantes da da Lava Jato em 2019. A invasão revelou inclusive mensagens de Moro.

 

Após o vazamento de mensagens hackeadas da Lava Jato, ganhou força a tese de que Moro deveria ser declarado suspeito nos processos de Lula, o que levaria à invalidação de condenações contra o ex-presidente. Foi o que de fato ocorreu por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

 

Delgatti foi preso novamente no começo de agosto sob suspeita de tramar, a pedido da deputada, contra Moraes. O hacker confessou, em junho, que invadiu os sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e inseriu um mandado de prisão falso contra Moraes assinado pelo próprio ministro. Ele também disse que recebeu um pedido de Zambelli, no ano passado, para invadir uma urna eletrônica.

 

Veja momento:

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

edemir  17.08.23 22h23
Cade o Cattani, Elizeu Nascimento, José Medeiros e o povo que acampava pedindo intervenção militar!!! Estão engolindo o próprio veneno.
1
0
Paulo   17.08.23 17h15
É o poste mijando no cachorro! Esquerdista tem dificuldade pra entender fatos; são muito bons em narrativas.
10
15
Marcos  17.08.23 16h00
CADÊ OS COMENTÁRIOS DOS BOLSONARISTAS AQUI....O GADO DE MATO GROSSO TÁ QUIETO....
25
17