O ex-governador Júlio Campos (DEM) afirmou que a construção da Ferrogrão - projeto de nova ferrovia ligando Sinop (MT) ao Porto de Miritituba (PA) – beneficia apenas grandes empresários do setor da soja, como os primos Blairo e Eraí Maggi.
Assim como o irmão, o senador Jayme Campos (DEM), ele também defende que o Governo Federal priorize o prolongamento da Ferronorte, saindo de Rondonópolis até Sorriso e passando por Cuiabá.
Nesta terça-feira (15), Jayme pediu adiamento da votação do novo marco para o Transporte Ferroviário no Brasil no Senado Federal por entender que o projeto prioriza a Ferrogrão (leia AQUI).
“Nós temos três grandes projetos ferroviários em Mato Grosso. Um é a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico). A outra é Ferronorte, que está parada em Rondonópolis e deverá ir até Sorriso, passando por Cuiabá”, disse Júlio.
“O terceiro projeto em andamento é a Ferrogrão, que é liderado por um grupo de empresários mato-grossenses da soja, como Eraí Maggi e Blairo Maggi. Essa ferrovia vai sair lá de Sinop e vai até Miritituba (PA), onde já tem um porto que é explorado por eles. Então, eles querem priorizar”, afirmou Júlio.
O ex-governador explicou que a Ferronorte já tem recurso previsto e a concessionária Rumo Logística apenas aguarda autorização do Governo Federal para iniciar a obra, enquanto a Ferrogrão sequer tem projeto aprovado.
“Há certa precipitação do ministro Tarcísio [Gomes de Freitas] da Infraestrutura em querer viabilizar primeiro lá em cima, deixando a nossa Baixada Cuiabana sem a ferrovia a curto prazo. E isso o senador Jayme Campos não admitiu, com apoio do senador Wellington Fagundes”.
Cobrança a Fávaro
Júlio ainda cobrou um posicionamento do senador Carlos Fávaro (PSD), assim como do governador Mauro Mendes (DEM), sobre o assunto.
“Nós vamos exigir um posicionamento do novo senador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, com relação a essa situação. Ele tem que sair do muro e decidir. Ele vai ficar conosco defendendo a Ferronorte, de Rondonópolis até Cuiabá e em seguida até Sorriso, ou vai ficar com a ferrovia lá de cima sem interligar nossa região ao sistema ferroviário nacional?”.
“Nós precisamos mobilizar, em especial o governador Mauro Mendes, que é um homem que foi prefeito de Cuiabá, que fez a sua vida pública e empresarial em Cuiabá. Ele tem que se posicionar lá, apoiando a Ferronorte, a chegada da ferrovia em Cuiabá ao invés da Ferrogrão lá em cima, no Nortão”, concluiu.
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15 Comentário(s).
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Fernando 18.12.20 16h28 | ||||
Tomara que beneficie a família Maggi, ela possui propiedades rurais nos 4 cantos de nosso estado, por isso ficaremos bem servido de ferrovias, minha sujestao é que facam o mesmo pavimentado todas as regiões onde os Maggi tem propriedades, desta maneira toda população de mato Grosso será beneficiada. | ||||
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Mariana 18.12.20 12h28 | ||||
Mtas pessoas sem visao alguma...Obviamente o lucro maior para a maioroa dos habitantes de MT seria a Ferronorte por integrar Cuiaba as maiores regioes do pais! So lembrando que o Ageo nao paga imposto... A populaçao mal ve esse recurso, o que nos vemos sao queimadas e destryiçao, transformando nossa vida em um verdadeiro inferno! Industrializaçao e seeviços e a verdadeira chave para o progresso! Estao querendo isolar a economia da baixada Cuiabana...Querem deixa a capital cada vez mais dependente do Nortao e no nao podemos permitir que os sulistas invasores façam isso! | ||||
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Renato L 18.12.20 11h35 | ||||
O que move o estado é a agricultura, que está em Plena expansão. Ferrovia trás competitividade ao Brasil, menores perdas na produção. Quem ganha com isso é o Povo Mato-grossense e Brasil. Julio e Jaime Campos sempre estiveram na política e nunca trouxeram nada de produtivo. Vcs só pensam em seus CPFs | ||||
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Francisco Antonio de Almeida 18.12.20 10h52 | ||||
Uma ferrovia que passa porto todo Norte do Mt. só vai beneficiar o Maggi? Ta de brincadeira Sr. Julio, o norte do MT não tem s´o Maggi. Absurdo é apoiar uma ferrovia para passar em Cuiabà, onde não produz nada e não tem o que transportar. | ||||
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Vicente 18.12.20 07h41 | ||||
Parabéns aos Campos pela posição coerente e sensata. Gastar milhões pelo Ferrogrão para beneficiar um grupo politico | ||||
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