Cuiabá, Quinta-Feira, 26 de Junho de 2025
FERROVIAS
17.12.2020 | 11h09 Tamanho do texto A- A+

Júlio diz que Ferrogrão beneficia Maggi e cobra posição de Fávaro

Assim como o irmão Jayme Campos, ele também defende prolongamento da Ferronorte

JL Siqueira

O ex-governador Julio Campos que saiu em defesa da Ferronorte

O ex-governador Julio Campos que saiu em defesa da Ferronorte

THAIZA ASSUNÇÃO
DA REDAÇÃO

O ex-governador Júlio Campos (DEM) afirmou que a construção da Ferrogrão - projeto de nova ferrovia ligando Sinop (MT) ao Porto de Miritituba (PA) – beneficia apenas grandes empresários do setor da soja, como os primos Blairo e Eraí Maggi.

 

Assim como o irmão, o senador Jayme Campos (DEM), ele também defende que o Governo Federal priorize o prolongamento da Ferronorte, saindo de Rondonópolis até Sorriso e passando por Cuiabá.

 

Nesta terça-feira (15), Jayme pediu adiamento da votação do novo marco para o Transporte Ferroviário no Brasil no Senado Federal por entender que o projeto prioriza a Ferrogrão (leia AQUI). 

 

Há certa precipitação do ministro Tarcísio [Gomes de Freitas] da Infraestrutura em querer viabilizar primeiro lá em cima, deixando a nossa baixada cuiabana sem a ferrovia a curto prazo

“Nós temos três grandes projetos ferroviários em Mato Grosso. Um é a  Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico). A outra é Ferronorte, que está parada em Rondonópolis e deverá ir até Sorriso, passando por Cuiabá”, disse Júlio.

 

“O terceiro projeto em andamento é a Ferrogrão, que é liderado por um grupo de empresários mato-grossenses da soja, como Eraí Maggi e Blairo Maggi. Essa ferrovia vai sair lá de Sinop e vai até Miritituba (PA), onde já tem um porto que é explorado por eles. Então, eles querem priorizar”, afirmou Júlio.

 

O ex-governador explicou que a Ferronorte  já tem recurso previsto e a concessionária Rumo Logística apenas aguarda autorização do Governo Federal para iniciar a obra, enquanto a Ferrogrão sequer tem projeto aprovado.

 

“Há certa precipitação do ministro Tarcísio [Gomes de Freitas]  da Infraestrutura em querer viabilizar primeiro lá em cima, deixando a nossa Baixada Cuiabana sem a ferrovia a curto prazo. E isso o senador Jayme Campos não admitiu, com apoio do senador Wellington Fagundes”.

 

Cobrança a Fávaro

 

Júlio ainda cobrou um posicionamento do senador Carlos Fávaro (PSD), assim como do governador Mauro Mendes (DEM), sobre o assunto.

 

“Nós vamos exigir um posicionamento do novo senador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, com relação a essa situação. Ele tem que sair do muro e decidir. Ele vai ficar conosco defendendo a Ferronorte, de Rondonópolis até Cuiabá e em seguida até Sorriso, ou vai ficar com a ferrovia lá de cima sem interligar nossa região ao sistema ferroviário nacional?”. 

 

“Nós precisamos mobilizar, em especial o governador Mauro Mendes, que é um homem que foi prefeito de Cuiabá, que fez a sua vida pública e empresarial em Cuiabá. Ele tem que se posicionar lá, apoiando a Ferronorte, a chegada da ferrovia em Cuiabá ao invés da Ferrogrão lá em cima, no Nortão”, concluiu.

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
15 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Fernando   18.12.20 16h28
Tomara que beneficie a família Maggi, ela possui propiedades rurais nos 4 cantos de nosso estado, por isso ficaremos bem servido de ferrovias, minha sujestao é que facam o mesmo pavimentado todas as regiões onde os Maggi tem propriedades, desta maneira toda população de mato Grosso será beneficiada.
2
1
Mariana  18.12.20 12h28
Mtas pessoas sem visao alguma...Obviamente o lucro maior para a maioroa dos habitantes de MT seria a Ferronorte por integrar Cuiaba as maiores regioes do pais! So lembrando que o Ageo nao paga imposto... A populaçao mal ve esse recurso, o que nos vemos sao queimadas e destryiçao, transformando nossa vida em um verdadeiro inferno! Industrializaçao e seeviços e a verdadeira chave para o progresso! Estao querendo isolar a economia da baixada Cuiabana...Querem deixa a capital cada vez mais dependente do Nortao e no nao podemos permitir que os sulistas invasores façam isso!
2
3
Renato L  18.12.20 11h35
O que move o estado é a agricultura, que está em Plena expansão. Ferrovia trás competitividade ao Brasil, menores perdas na produção. Quem ganha com isso é o Povo Mato-grossense e Brasil. Julio e Jaime Campos sempre estiveram na política e nunca trouxeram nada de produtivo. Vcs só pensam em seus CPFs
1
1
Francisco Antonio de Almeida  18.12.20 10h52
Uma ferrovia que passa porto todo Norte do Mt. só vai beneficiar o Maggi? Ta de brincadeira Sr. Julio, o norte do MT não tem s´o Maggi. Absurdo é apoiar uma ferrovia para passar em Cuiabà, onde não produz nada e não tem o que transportar.
2
1
Vicente  18.12.20 07h41
Parabéns aos Campos pela posição coerente e sensata. Gastar milhões pelo Ferrogrão para beneficiar um grupo politico
7
12