O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Baiano Filho, deixa o PR para se filiar ao PMDB, nesta sexta-feira (28). O ato de filiação contará com a presença do vice-governador Silval Barbosa (PMDB), pré-candidato ao Palácio Paiaguás, às 16h, no Rancho do Criador, em Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá).
O que aparenta ser uma simples troca no jogo político revela um pouco da formatação do cenário político para as eleições de 2010.
Na nova agremiação, Baiano Filho terá o apoio do prefeito de Sinop, Juarez Costa, na tentativa de conquistar uma vaga de deputado estadual.
De quebra, Silval Barbosa garante um aliado em favor da sua candidatura à sucessão do governador Blairo Maggi (PR), ao mesmo tempo em que o PMDB amplia seu espaço político na estrutura do Governo.
"A filiação de um secretário de Estado, sem dúvida, fortalece o nome do Silval Barbosa para a disputa. Queremos que ele [Silval] seja o candidato da base aliada e sabemos da necessidade de ampliar apoios", disse uma fonte ligada à cúpula do PMDB.
A movimentação dos partidos da base de apoio do governador Blairo Maggi evidencia a antecipação da disputa política em torno da ideia de uma candidatura única do atual bloco de sustentação.
Boas-vindas
Baiano está em Sinop desde o começo da semana, para anunciar sua filiação ao PMDB e receber apoio dos militantes para sua candidatura a deputado estadual.
O presidente do PMDB de Sinop, Pedro Ferreira Mendes, ressaltou que a nova filiação é uma grande vitória ao partido. Ele destacou que Baiano tem o apoio do vice-governador Silval Barbosa e do próprio governador Blairo Maggi.
Nos últimos dias, tanto o Secretario de Indústria e Comercio de Sinop, o vereador licenciado Ticha e o atual vereador Jonas de Lima, já manifestaram apoio à candidatura de Baiano Filho.
A legislação exige que para disputar uma vaga o secretários deve se afastar do cargo com seis meses de antecedência das eleições.
Para montar uma boa equipe de trabalho e preparar estratégias, alguns candidatos até saem antes. Para disputar a vaga no Poder Legislativo do Estado, o pré-candidato pretende deixar o cargo de secretário de Estado de Esportes no dia 31 de dezembro.
Divergências
A pretensão do secretário de Estado de Esportes, Baiano Filho, de ocupar uma das vagas na Assembléia Legislativa, levou à superação das desavenças com o prefeito Juarez Costa e o próprio PMDB.
Em 2006, o atual secretário ensaiou candidatura a deputado estadual e, no entanto, recuou para apoiar Juarez Costa, que veio a ser eleito com a promessa de retribuir o respaldo a Baiano na empreitada à Prefeitura de Sinop.
Entretanto, em 2008, Baiano deixou às claras as diferenças com o então parlamentar Juarez Costa, que rompeu o pacto, ao alegar que o crescimento de seu nome nas pesquisas de intenção de voto na disputa pela Prefeitura de Sinop o levava automaticamente à candidatura a prefeito.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
1 Comentário(s).
|
Macedo 28.08.09 12h12 | ||||
Tem que ser aberto espaço de comentários nos artigos. | ||||
|