O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), que busca a presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, minimizou um eventual apoio do governador eleito Mauro Mendes (DEM) ao deputado e atual presidente, Eduardo Botelho (DEM), que tenta a reeleição.
Em um encontro na casa de Botelho, no início deste mês, com diversos parlamentares, Mendes disse ter simpatia pela continuidade do presidente na Mesa, mas ressaltou que não irá interferir na disputa.
Em entrevista à rádio Capital FM, nesta terça-feira (27), Maluf disse que o chefe do Poder Executivo pode ter influência, mas não vota. O tucano disse ainda que se mantém na disputa pelo mesmo cargo que Botelho.
“Eu não vi nenhuma fala dele [Mendes] nesse sentido. Sei que existe uma afinidade partidária, mas não vi nenhuma fala no sentido de que o Botelho é o candidato dele. Pode até ser, não estou falando que não é, não. Mas quando ele se pronunciar, vamos entender essa situação”, afirmou.

“E se for, não afasta minha candidatura, porque o Mauro pode ter suas preferências, mas quem estiver à frente da disputa tem que ter o apoio dos deputados, não basta do governador, porque o governador não vota. Pode ter influência, mas não vota”, disse.
Maluf afirmou que já está conversando com diversos colegas e apresentando um programa a ser implantado, caso seja eleito.
O tucano foi presidente da Casa no biênio 2015/2016 e atualmente ocupa o cargo de primeiro secretário.
A eleição da Mesa Diretora está marcada para 1º de fevereiro, quando os parlamentares eleitos e reeleitos no último pleito tomam posse para a 19ª Legislatura. A nova Mesa Diretora será responsável pelo biênio 2019/2020.
“Tenho conversado com meus colegas. Diariamente recebo um ou dois deputados. Minha ideia é formar um grupo que tenha os mesmos princípios que queremos ter à frente do Legislativo. Em cima disso vou compor esse grupo e, se eu tiver voto para presidente, ótimo. Se não tiver, paciência. Mas não descarto, de forma alguma, a presidência”, afirmou.
Mudança de placar
O tucano também não deu importância às recentes declarações de Botelho, que afirmou à imprensa já ter o apoio de oito colegas e estaria fechando com a deputada Janaina Riva (MDB) para que ela esteja na primeira secretaria.
“Eu não tenho preocupação de quem apoia quem nesta fase do campeonato. Estamos começando o jogo. Eu já tenho um tempo de Parlamento e essas discussões só vão ser concluídas dois dias antes da eleição da Mesa”, disse.
“Qualquer número de votos dito agora pode mudar completamente. Então, não falo em placar. Falo só em construção. A nossa vontade é que lá na frente todo mundo esteja junto no mesmo projeto. Qual o projeto e onde cada um vai estar acomodado vai ser decidido mais à frente”, completou.
Leia mais sobre o assunto:
“Botelho se consolidou como candidato único à presidência da AL”
“Botelho avançou muito na disputa; trabalho a 1ª Secretaria"
Mendes reúne novatos e reeleitos e diz não interferir em Mesa
Lúdio sinaliza contra Botelho e união dos novatos para Mesa
Botelho diz ter oito apoiadores e admite compor com adversários
“Não há união entre novatos; alguns já entraram comprometidos"
Em encontro, Mendes e líderes do DEM decidem apoiar Botelho
Eleito pede união de novatos pela Mesa e auditoria em despesas
Botelho espera conhecer todos os novatos para definir candidatura
“Se eu vir sinalização positiva, vou me candidatar”, diz Botelho
Maluf quer disputar, mas admite resistência de aliados de Mendes
Janaina vê omissão de Botelho e se diz credenciada para Mesa
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|