Cuiabá, Sábado, 6 de Dezembro de 2025
SEM DESMATAMENTO
16.09.2022 | 10h15 Tamanho do texto A- A+

Mendes critica ameaça da Europa: "Temos produção sustentável"

Parlamento Europeu quer endurecer regras sobre produtos importados fruto de terras desmatadas

Mayke Toscano

O governador Mauro Mendes, que tenta reeleição

O governador Mauro Mendes, que tenta reeleição

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou que a produção agrícola de Mato Grosso é feita de maneira sustentável e não é proveniente de desmatamento ilegal. 

 

A declaração foi dada após ser questionado sobre uma decisão do parlamento Europeu, que pretende barrar produtor importados vinculados ao desmatamento.

 

No dia 13 de setembro, os parlamentares europeus aprovaram uma lei obrigando as empresas do exterior a garantirem que os bens vendidos na União Europeia não contribuem para a destruição florestal. 

 

“A gente precisa analisar bem a conversa desses europeus. Porque Mato Grosso é, hoje, a região do planeta que mais produz alimentos e respeita o meio ambiente. [...] Mato Grosso tem 62% de área preservada e produzimos apenas em 38%. Ninguém no mundo tem aquilo que temos no Brasil e em Mato Grosso”, disse.

 

“Esses caras tinham que tirar o chapéu, nos aplaudir, porque estamos produzindo alimentos ao Brasil e mundo. E temos aqui o verdadeiro exemplo de produção sustentável”, emendou.

 

O governador afirmou que fez um levantamento interno que mostra que a Califórnia, nos Estados Unidos tem apenas 14% de área preservada e usa 86% do seu território para produção.

 

O temor, no entanto, é de que a União Europeia faça algum tipo de embargo às produções mato-grossenses. É que segundo o levantamento do Imazon, Mato Grosso é terceiro colocado – entre os Estados da Amazônia Legal - no ranking de desmatamento em 2021. O estado está atrás do Pará e da Amazônia.

 

Ilegal 

 

A explicação de Mendes para os números ainda aparecerem em alta, é de que há uma falta de consciência de parte dos produtores rurais.

 

Mendes se diz preocupado com a possível sanção e comparou o desmatamento com o crime de tráfico de drogas.

 

“Claro que fico [preocupado]. Por isso que o Governo toma dura e corretas medidas para combater o desmatamento ilegal. Se é ilegal, não pode fazer. E o que o Governo fez para combater isso? Nós temos hoje o mais moderno sistema brasileiro de detecção de desmatamento ilegal”, disse.

 

“Traficar droga é ilegal, tem gente traficando aqui e na Europa. Dia desses, eu estava na Europa e alguém fez a mesma pergunta: ‘Se é ilegal por que vocês continuam desmatando?’ E eu respondi pro Europeu: ‘Traficar droga é ilegal, aqui na Europa está cheio de gente traficando droga, porque vocês não acabam com tráfico de drogas aqui?’. Ele estatelou os olhos”. 

 

“É que infelizmente tem gente que insiste em praticar ilegalidades. O que cabe ao Estado? Punir, fiscalizar, agir para que você traga essas pessoas para dentro da legalidade e isso nós estamos fazendo em MT”, completou.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

aroldo nunes  16.09.22 17h01
Conversa, eles estão com os estoques zerados, o Greenpeace que força esse engessamento, mais vão comer nas nossas mãos.
5
3
PATRICIA QUESSADA MILAN  16.09.22 14h06
Na minha opinião é o Brasil que tem que deixar de mandar comida para esses países. Daí vamos ver o que acontece com eles. Somos o celeiro do mundo. Sem a comida produzida pelo Brasil o mundo perece.
11
2