Cuiabá, Sexta-Feira, 2 de Janeiro de 2026
PROJETO POLÍTICO
02.01.2026 | 15h35 Tamanho do texto A- A+

Max quer organizar o Podemos até fevereiro para filiação em março

Presidente da Assembleia afirmou que composição de alianças adequadas requerem debate de ideias

Victor Ostetti/MidiaNews

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, vai se filiar ao Podemos em março deste ano

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, vai se filiar ao Podemos em março deste ano

JONAS DA SILVA
DA REDAÇÃO

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), afirmou que vai priorizar os meses de janeiro e fevereiro para organizar o Podemos, partido ao qual pretende se filiar durante a janela partidária, prevista para março. 

 

Politicamente, o foco agora é organizar o partido para onde eu vou

A chamada janela partidária é o período de 30 dias, aberto seis meses antes da eleição, em que detentores de mandato eletivo em cargos proporcionais podem trocar de partido sem o risco de perder o mandato.

 

“Politicamente, o foco agora é organizar o partido para onde eu vou. A filiação será em março. Então janeiro e fevereiro serão dedicados a essa organização partidária”, disse o deputado ao MidiaNews nesta sexta-feira (2).

 

O trabalho de articulação conduzido por Max Russi no PSB resultou, em 2022, na eleição da maior bancada da sigla na Assembleia Legislativa, com quatro parlamentares: além dele, Beto Dois a Um, Dr. Eugênio de Paiva e Fabinho Tardin. Parte desses deputados deve acompanhá-lo na mudança de partido.

 

Na esfera municipal, a família Russi também se destacou nas últimas eleições. A esposa do deputado, Andréia Wagner (PSB), foi reeleita prefeita de Jaciara em 2024 com cerca de 80% dos votos válidos, um dos maiores percentuais do Estado. Já o irmão de Max, Alexandre Russi (PL), foi eleito prefeito de Juscimeira, município vizinho, com aproximadamente 63% dos votos válidos.

 

Max Russi deve deixar o PSB por avaliar que seu eleitorado tem perfil mais alinhado ao centro e à direita do espectro político, além de o partido integrar a base de apoio do governo do presidente Lula (PT).

 

As eleições gerais deste ano ocorrerão em 4 de outubro, quando os eleitores escolherão presidente da República, governador, dois senadores, deputados federais e deputados estaduais. O segundo turno será no dia 25 de outubro.

 

Diálogo partidário

 

Além do plano de filiações para fortalecer o Podemos, o presidente da Assembleia Legislativa destacou que pretende atuar estrategicamente nos próximos meses para construir alianças partidárias competitivas.

 

“É preciso conversar. Este é o momento de muito diálogo, alinhamento e organização dos planos de governo. É uma fase importante de debate e troca de ideias”, afirmou.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia