Cuiabá, Sábado, 10 de Janeiro de 2026
BALANÇO CST
09.01.2026 | 15h51 Tamanho do texto A- A+

Max Russi amplia diálogo institucional para fortalecer a saúde indígena

A Câmara Setorial Temática da ALMT promoveu debates, escuta das comunidades e articulação com órgãos estaduais e federais para fortalecer a saúde indígena em Mato Grosso

Assessoria

Ilustração

DA ASSESSORIA

A Câmara Setorial Temática (CST) da Saúde Indígena da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) apresentou um resumo das atividades desenvolvidas desde sua instalação, consolidando-se como um importante espaço de diálogo e construção de políticas públicas voltadas aos povos indígenas do estado.

 

Liderada pelo presidente da ALMT, deputado Max Russi, a CST (que é a primeira do Brasil) realizou reunião de instalação e reuniões ordinárias, visitas técnicas institucionais e articulações externas com lideranças indígenas e órgãos federais, com foco na melhoria do atendimento à saúde indígena em Mato Grosso.

 

Entre as ações desenvolvidas estão a definição do plano de trabalho da Câmara Setorial Temática e reuniões técnicas na ALMT, reunindo parlamentares, representantes de órgãos públicos, profissionais da saúde e lideranças indígenas.

 

Além disso, a CST fez visita institucional à sede da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), em Cuiabá, para discutir a estrutura e os serviços prestados na saúde indígena e articulou encontros externos, incluindo agenda com povos indígenas e representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

 

Nos encontros, a CST debateu temas como o acesso aos serviços de saúde básica e especializada, a logística de atendimento em territórios indígenas, a valorização dos profissionais que atuam nessas regiões e o respeito às especificidades culturais no cuidado à população indígena.

 

Segundo Max Russi, a atuação da Câmara Setorial Temática representa um avanço importante na construção de soluções efetivas.

 

“A CST da Saúde Indígena cumpre um papel essencial ao reunir diferentes instituições, ouvir as comunidades e transformar essas demandas em encaminhamentos concretos. Nosso compromisso é garantir políticas públicas que respeitem a cultura e a realidade dos povos indígenas”, afirmou.

 

O presidente da ALMT destacou ainda que o trabalho da Câmara seguirá avançando.

 

“Estamos fortalecendo o diálogo e buscando soluções para melhorar o atendimento à saúde indígena em Mato Grosso. A Assembleia Legislativa seguirá sendo um espaço aberto para essas discussões e para a defesa dos direitos dos povos indígenas”, completou Max Russi.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia