Cuiabá, Quinta-Feira, 30 de Outubro de 2025
REPASSES
24.11.2016 | 12h10 Tamanho do texto A- A+

Mendes: “Hospital de Câncer está sendo mentiroso e desonesto”

Prefeito diz que irá ingressar com ação por dano moral coletivo contra a unidade médica

Ednilson Aguiar/MidiaNews

Prefeito Mauro Mendes diz que irá ingressar com ação contra Hospital de Câncer

Prefeito Mauro Mendes diz que irá ingressar com ação contra Hospital de Câncer

CAMILA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O prefeito Mauro Mendes (PSB) disse que a direção do Hospital de Câncer de Mato Grosso foi “mentirosa” e “desonesta” quando afirmou que o município está em atraso com os repasses à unidade.

 

No início deste mês, a Associação Mato-Grossense de Combate ao Câncer, que administra o hospital, afirmou que a dívida por parte da Prefeitura seria decorrente dos atrasos nos pagamentos dos meses de setembro e outubro, nos valores de R$ 2.973.602,38 e R$ 2.481.482,62, respectivamente.

 

“Consideramos que o Hospital de Câncer prestou uma informação mentirosa e desonesta. A Prefeitura está literalmente em dia com os repasses”, disse Mendes, durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (23).

 

Consideramos que o Hospital de Câncer prestou uma informação mentirosa e desonesta. A prefeitura está literalmente em dias com os repasses

“Essa informação que estamos dois meses em atraso é para tentar confundir a população. Ninguém está tratando aqui com um ‘Zé da Esquina’. É uma tratativa com a Prefeitura Municipal da Capital que tem, inclusive, tradição de honrar seus compromissos”, completou Mendes, visivelmente irritado.

 

O prefeito sugeriu ainda que a administração do hospital estaria tentando “fazer pressão” para conseguir recursos além dos que a Prefeitura já repassa à unidade.

 

“Vamos entregar à Justiça e ao TCE os dados demonstrando que nesses 47 meses de administração, temos 47 pagamentos mensais feitos ao Hospital de Câncer, que tenta, mais uma vez, em final de ano, fazer pressão para obter recursos além daquilo que já repassamos”, disse.

 

O prefeito afirmou que a Procuradoria-Geral do Município irá, inclusive, ingressar com uma ação de dano moral coletivo contra o Hospital de Câncer.

 

“Entregamos hoje à imprensa e entregaremos ao TCE e ao MPE, um relatório que demonstra claramente que de janeiro de 2013 (primeiro mês de nosso mandato) até novembro de 2016, todos os meses nós pagamos o Hospital de Câncer aquilo que é contratualizado na média e alta complexidade”, afirmou.

 

“Essa informação de que estamos atrasados com eles é mentirosa e desonesta. Por isso, já determinamos - e a Procuradoria do Município já avaliou que é cabível - ingressar com uma ação de dano moral coletivo contra o hospital. Além de outras medidas legais”.

 

Determinação do TCE

 

Iremos entrar com uma ação de dano moral coletivo contra o hospital

Ainda durante a coletiva, o prefeito criticou a decisão do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Ricardo, que pedia o afastamento do secretário municipal de Saúde, Ary Soares, conforme publicação no Diário Oficial de Contas do último dia 11.

 

A medida cautelar imposta pelo TCE atendeu à representação da administradora do hospital. Na representação, a unidade destacou que vêm sofrendo com os atrasos da Prefeitura desde agosto.

 

“O Hospital de Câncer tentou e conseguiu confundir o TCE. Tentou confundir a Justiça, mas ela foi mais prudente e mandou ouvir a Prefeitura. Uma decisão desse porte não se toma sem ouvir a outra parte”, disse Mauro.

 

“O TCE, através do conselheiro Sérgio Ricardo, determinou o pagamento sem ouvir a Prefeitura. Fomos ao Judiciário, prestamos as informações corretas e o Judiciário - entendendo os princípios da razoabilidade do ente – suspendeu, por mandado de segurança, essa decisão do conselheiro”, completou.

 

Outro lado

 

Em nota encaminhada à imprensa, o Hospital de Câncer afirmou que os pagamentos mensais citados pelo prefeito não indicam, em hipótese alguma, a adimplência do município com a instituição. 

 

"Os atrasos que vêm se arrastando há tantos anos e não foram resolvidos pelo atual prefeito mesmo às vésperas do fim de seu mandato geram impactos e vão acumulando déficits nas contas do hospital até o ponto em que chegamos, de suspender o atendimento de novos pacientes", diz trecho do documento.

 

Leia nota na íntegra:

 

"O Hospital de Câncer de Mato Grosso reforça seu compromisso em oferecer tratamento de qualidade e salvar vidas. Diante do posicionamento do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, na tarde desta quarta feira, 23 de novembro, nos vemos na obrigação de esclarecer os fatos que envolvem a paralisação do Hospital e o atraso nos repasses por parte do município.

 

As dívidas do município com o Hospital de Câncer de Mato Grosso nos remetem aos primeiros atrasos nos repasses, ocorridos em 2012 e que desde então se mantiveram. Como instituição que existe independente do prefeito ou situação, a prefeitura manteve o atraso nos repasses subsequentes, sempre realizando os pagamentos com alguns meses de atraso.

 

Reiteramos que os 47 pagamentos realizados nos 47 meses de mandato do atual prefeito não indicam, em hipótese alguma, a adimplência do município com essa instituição de saúde, visto que o município já devia quando a atual situação assumiu o governo.

 

Os atrasos que vêm se arrastando há tantos anos e não foram resolvidos pelo atual prefeito mesmo às vésperas do fim de seu mandato geram impactos e vão acumulando déficits nas contas do Hospital até o ponto em que chegamos, de suspender o atendimento de novos pacientes.

 

Nosso compromisso, assim como deve ser o da prefeitura e de qualquer governo, independente de partido ou político, é com o bem estar da população e de quem necessita dos nossos serviços.

 

O Hospital de Câncer de Mato Grosso prima pelo cumprimento de seus valores e de sua missão. Cuidar de gente e salvar vidas"

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Prefeitura nega atrasos e diz que intervenção do TCE foi "desnecessária"

 

TCE afasta secretário de Saúde de Cuiabá por atraso em repasses

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
12 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Eliel  24.11.16 17h37
Eliel, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Luciana Santos   24.11.16 14h30
Gente a justiça precisa resolver esse impasse, independente de quem está certo ou errado, vidas estão em jogo, são pacientes com câncer. MP,tome providências.
3
0
elizeu  24.11.16 14h17
ESTA É UMA QUESTÃO MATEMATICA SIMPLES, FICOU 47 MESES E FEZ 47 REPASSES, OU SEJA CONTINUA DEVENDO OS MESES ANTERIORES AO SEU PERIODO, COMO O HOSPITAL PRESTA SERVIÇO AO MUNICIPIO E NÃO AO PREFEITO O MUNICIPIO PODE ESTAR DEVENDO SIM AO HOSPITAL, SE NÃO É VERDADE MOSTRA O RECOLHIMENTO DOS VALORES APONTADOS PELO HOSPITAL E ACABA COM ESTA PICUINHA, SÓ PLANILHA QUALQUER UM FAZ. LEMBRANDO QUE O PREFEITO VEM TRABALHANDO BEM PELOS MUNICIPES E O HOSPITAL DE CANCER PRESTA UM SERVIÇO DE EXCELÊNCIA AOS SEUS PACIENTES, EU MESMO TIVE MINHA ESPOSA OPERADA LÁ, E MESMO ESTANDO EM ENFERMARIA TINHA CAFÉ DA MANHÃ A TODOS NA RECEPÇÃO, NO QUARTO FRIGO-BAR INCLUSIVE ABASTECIDO COM SUCO, ACHOCOLATADO, YOGURTE E BOLACHAS, TV DE LED, AR CONDICIONADO E DESCANSO PARA O ACOMPANHANTE. E PARTE DISSO EU SEI DEVE SER BANCADO PELO MUNICIPIO, E TODA VEZ QUE VOU A ALGUM COMERCIO VEJA A LATINHA DO HCAN, EU COLOCO MINHAS MEDINHAS QUE SALVA VIDAS.
6
1
Fernando  24.11.16 10h50
Sem querer desmerecer o excelente trabalho em que o hospital do câncer, mais no final do quarto ano que hospital decide reclamar e paralisar suas funções. Por que já nao entrou na justiça desde 2013 cobrando os repasses atrasados. É cada coisa que acontece nessa cidade que temos q rir, mesmo não achando graça.
39
6
Washington Cezar Duarte  24.11.16 10h35
Ola bom dia; muito raro eu fazer publicação , mas esta merece muito credito, eu fico imaginando quantas foram as vezes que ja usaram deste tipo de extorsão em nome das pessoas que ja estão em situação complicada, é público e notorio que o país passa por uma crise e a cada momento deparamos com situações semelhando, isso é uma tremenda falta de humanismo, eu esperava vir de outra classe, mas desta não, onde fica a honestidade administrativa, a morar que a entidade tem perante a sociedade, todas as campanhas, a população sempre apoio sem restrições, ja não basta a crise que atravessamos, quer mais ainda, vamos ser mais um pouco humano, vamos ser mais sinceros, cuidar de uma instituição que tem muito moral perante a sociedade não merece ter pessoas deste tipo a frente.Parabéns ao prefeito Mauro Mendes, que de pronto foi incisivo em dar a resposta, todo o dinheiro é público e precisa ter a transparência que desejamos, mais um voto ao seu favor prefeito.
32
10