Cuiabá, Domingo, 10 de Agosto de 2025
CARNE BOVINA E EMBARGO
06.11.2021 | 14h00 Tamanho do texto A- A+

Mendes manda recado a Bolsonaro: “Trate clientes com respeito”

Mato Grosso e o país enfrentam embargo chinês na venda da carne por conta de casos atípicos

Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes, que defendeu diplomacia internacional

O governador Mauro Mendes, que defendeu diplomacia internacional

CÍNTIA BORGES E LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (DEM) criticou a condução do Governo Federal ao impasse nas exportações das carnes brasileiras para a China, que estão suspensas após dois casos atípicos de vaca louca terem sido notificados em Minas Gerais e Mato Grosso.

 

Sem citar o nome do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Mendes disse que o Governo Federal precisa tratar seus clientes – os países compradores – com mais respeito.

 

 

“Essa questão da China mostra o quanto nossas relações internacionais são importantes. Nós estamos no embargo dos chineses, causado inicialmente por dois casos atípicos e isso derrubou lá o preço e até agora não voltou”, disse.

 

“Nossas relações internacionais têm que ser cordiais, sempre pautadas em interesses mútuos e recíprocos dos povos e das nações”, acrescentou.

 

Essa questão da China mostra o quanto nossas relações internacionais são importantes

Mato Grosso é considerado o maior exportador de carne do País e a China é responsável por cerca de 60% das exportações, segundo um levantamento de agosto deste ano feito pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

 

Desde o embargo, as exportações caíram. Em outubro, o Brasil exportou apenas 82,18 mil toneladas de carne bovina, o menor volume desde junho de 2018, quando uma greve de 10 dias dos caminheiros impediu que cargas saíssem dos frigoríficos e chegassem nos portos.

 

“Fica um alerta para que todos nós governantes de todos os estados brasileiros e ao governo federal tratemos os nossos 'clientes' com devido respeito. Que cuidemos também do que afeta os interesses internacionais e dos consumidores que é a questão ambiental”, completou Mendes.

 

 

Bolsonaro e a China

 

A relação entre o Brasil e China desde o início da gestão do Governo Jair Bolsonaro não é das melhoras.

 

A crise diplomática, no entanto, se intensificou no passado, quando por diversas vezes Bolsonaro sugeriu que o coronavírus, que causou uma pandemia, teria sido criado intencionalmente pelo governo chinês.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Preço da carne cai após 16 meses, mas alta acumulada é de 22%

 

Governo Federal confirma caso atípico de “vaca louca” em MT

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Marcos Oliveira   11.11.21 22h52
Nada de anormal, péssimo presidente ou o pior presidente que o Brasil já teve. Leva a fome e a miséria para a população mais pobre, não consegue ao menos dar condições de abastecimento e compra de gás de cozinha e muito menos carne na mesa da população... Ou seja, o inútil que o Brasileiro merece e que é a cara de quem queria armas e gritava mitoooo
1
2
Eurides   08.11.21 10h23
A referida crise entre Brasil e China, é porque hoje temos um Presidente que manda aqui no Brasil, e a esquerda sempre não quer aceitar o Governo da Direita. Parabéns Grande Presidente Bolsonaro.
13
9
Evaldo  08.11.21 07h42
Evaldo, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas