Morreu na tarde desta segunda-feira (12), aos 104 anos, Maria Benedita Martins de Oliveira, mãe do ex-governador de Mato Grosso Dante de Oliveira.
As causas da morte não foram reveladas pela família. Por conta da idade, ela tinha a saúde frágil e era acompanhada por homecare (enfermeiras em casa). Ainda não há informações sobre o velório.
Dona Maria, como era conhecida, nasceu em Poconé no dia 1º de maio de 1921. Casada por 62 anos com o advogado Sebastião de Oliveira, conhecido como “Doutor Paraná", falecido em 2004, ela deixa sete filhos, 17 netos e mais de 30 bisnetos.
Em Cuiabá, Dona Maria era a única moradora do entorno da Praça Rachid Jaudy, na Avenida Generoso Ponce (fim da Av. Isaac Povoas), tomada por prédios comerciais. No início dos anos 2000, a casa era ponto de encontro de todos os sete filhos que tomavam – obrigatoriamente – café da manhã com a Dona Maria.
Em entrevista ao Diário de Cuiabá em 2013, Dona Maria se lembrou da dor que foi a morte de Dante de Oliveira, em 2006, quando ele tinha apenas 54 anos.
“Dante entrou brincando no Hospital para uma avaliação e saiu morto. Essas mortes inesperadas, rápidas, são impactantes para os que ficam. Se não fosse a solidez da minha fé inabalável eu não saberia suportar tanta dor”, disse.
E ainda confessou que não gostava de política, mas atuava ativamente na campanha dos seus parentes.
“Para ser sincera eu não gosto de política. Há muita ingratidão e isso me deixa muito aborrecida. Mas não deixo na beira da estrada nenhum dos meus. [...] Ainda agora, por exemplo, arregacei as mangas na campanha do meu neto Leonardo, que se elegeu vereador”, disse.
Votação
Na eleição de 2022, aos 101, Dona Maria foi flagrada em sua cadeira de rodas saindo da sessão eleitoral no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), no Centro de Cuiabá. “Foi tudo direitinho, fui muito bem atendida. Tudo ótimo. Cumpri meu dever de brasileira”, afirmou.
Questionada sobre em quem votou para presidente, que à época estava entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) a matriarca dos Oliveira fez mistério. "O voto é secreto".
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|