Cuiabá, Terça-Feira, 22 de Julho de 2025
CENTRO
04.06.2025 | 17h44 Tamanho do texto A- A+

"Não haverá manequim de lojista nem ambulante nas calçadas"

Prazo dado pela Prefeitura para a desocupação do passeio público termina nesta quinta-feira

Victor Ostetti/MidiaNews

O prefeito Abilio Brunini, que determinou retirada de ambulantes de calçadas do Centro de Cuiabá

O prefeito Abilio Brunini, que determinou retirada de ambulantes de calçadas do Centro de Cuiabá

DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL) afirmou nesta quarta-feira (4) que não permitirá a ocupação irregular das calçadas do Centro de Cuiabá, seja por parte de ambulantes, seja de comerciantes.

 

“A calçada precisa voltar a ser o que é: um espaço de passagem, de trafegabilidade. Não se trata de discutir quem tem o direito de ocupar, mas de respeitar o uso público do passeio. Precisamos restabelecer a ordem nesse espaço público. Não haverá manequim de lojista nem ambulante em nossas calçadas”, afirmou o prefeito, que se reuniu com comerciantes na Câmara Municipal.

 

Precisamos restabelecer a ordem nesse espaço público. Não haverá manequim de lojista nem ambulantes em nossas calçadas

A declaração ocorre um dia antes do prazo dado pela Prefeitura para a desocupação das calçadas no Centro. O prefeito apontou como argumento para a liberação das calçadas o Código de Posturas de Cuiabá.

 

Segundo Abilio, a legislação será aplicada de forma igualitária, abrangendo tanto o comércio formal quanto os vendedores ambulantes, em todas as regiões da cidade — e não apenas no Centro.

  

Como alternativa, Abilio colocou a oferta imediata de empregos apresentada pelos lojistas durante a reunião, além de ter solicitado a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social nas ações de encaminhamento de ambulantes que desejam formalizar sua atividade no Shopping Orla.

 

“Estamos oferecendo mais de 300 vagas de emprego em parceria com os lojistas do Centro, além de oportunidades de realocação no Shopping Orla para quem se qualificar e trabalhar com produtos legalizados.”

 

O prefeito também descartou, por ora, a ocupação do Beco do Candeeiro, devido a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público e a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que impedem a retirada forçada de pessoas em situação de rua daquele local.

 

Victor Ostetti/MidiaNews

Ocupação Irregular das calçadas do centro por ambulantes

Calçadas ocupadas por lojistas no Centro de Cuiabá

“Não temos autorização legal para desocupar o Beco. Não vamos alimentar ilusões. Precisamos cumprir a lei e agir com responsabilidade social”, reforçou.

Liquida Centro

 

Também foi esclarecido que eventos como o “Liquida Centro” não serão realizados nas calçadas.

 

Segundo o prefeito, a ocupação de espaços públicos só será permitida mediante Termo de Permissão de Uso (TPU), em locais previamente autorizados, sem prejuízo à circulação de pedestres ou risco à segurança.

 

“Vamos tomar todas as medidas necessárias para impedir que as pessoas ocupem, de forma inadequada, o passeio público. Existem locais com permissão para uso — por meio do TPU — desde que não causem obstáculos, não atrapalhem a circulação, não ofereçam riscos e não envolvam venda de produtos ilegais".

 

"Esses locais estão cadastrados. Os demais serão removidos e impedidos de se instalar, para que possamos estabelecer a ordem nesses espaços”, completou.

 

A reunião

 

A reunião, conduzida pelo secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, e pela secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, contou com a participação de representantes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL/MT), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), do Sebrae/MT, da Associação Comercial de Cuiabá e da Fecomércio-MT.

 

A reunião contou ainda com a presença da presidente da Câmara, vereadora Paula Calil, da vereadora e primeira-dama Samantha Iris, do vereador Wilson Kero Kero e da vereadora Michelly Alencar. 

 

A Prefeitura de Cuiabá inicia oficialmente, a partir do dia 5 de junho, as ações de fiscalização e o cumprimento das notificações já emitidas.

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Marcelo   09.06.25 11h36
Essa medida deveria alcançar toda a cidade, retirando os carros estacionados nas calçadas e dando mobilidade aos deficientes. Cuiaba e Várzea Grande são um exemplo de falta de organização e respeito ao pedestre e portadores de deficiência
24
3
DANIELLE  04.06.25 19h12
Esse eu quero ver. Tenho 35 anos que moro nessa cidade, entra prefeito e sai prefeito a mesma historia. Vamos ver se esse tem capacidade para que isso aconteça. Isso é um sonho..............
78
7
Sadaiti de Oliveira orita   04.06.25 18h45
Essa higienização do centro não é a solução. Os centros das grandes cidades estão em crise, e qualquer medida ostensiva só contribui para o abandono.
37
38