Cuiabá, Quinta-Feira, 11 de Setembro de 2025
SENADO
02.02.2011 | 14h10 Tamanho do texto A- A+

PDT indica Pedro Taques para a Comissão de Justiça

A definição oficial deverá ocorrer ao longo da semana, junto com a escolha dos integrantes de cada uma das 11 comissões permanentes

MidiaNews

Senador Pedro Taques, que tem nome cotado para integrar a CCJ do Senado

Senador Pedro Taques, que tem nome cotado para integrar a CCJ do Senado

DA REDAÇÃO

A bancada pedetista no Senado Federal irá indicar o senador mato-grossense Pedro Taques (PDT) para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), uma das Comissões Temáticas mais representativas da Casa. A indicação acontecerá nesta quarta-feira (2), data da primeira sessão da 54ª legislatura do Senado.

A definição oficial deverá ocorrer ao longo da semana, junto com a escolha dos integrantes de cada uma das 11 comissões permanentes. Além da CCJ, o PDT estuda indicar o senador de Mato Grosso para a Comissão de Infraestrutura (CI) e Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A escolha é feita geralmente por acordo, obedecendo a proporcionalidade partidária. O partido de maior bancada será o primeiro a apresentar sua escolha. O PDT possui 4 senadores.

A CCJ é uma das comissões mais disputadas do Senado por ter amplas atribuições: seus pareceres tratam desde a perda de mandato de um senador até a criação de novos estados na Federação.

Por causa do poder da CCJ, o seu controle é o mais disputado pelos partidos no início das legislaturas.

Ela se manifesta em casos de intervenção federal, sabatina indicados ao Supremo Tribunal Federal e estuda o mérito de projetos em áreas do Direito (civil, comercial, penal, processual, eleitoral, aeronáutico, espacial, marítimo e penitenciário). Pode ainda arquivar matérias que julgar inconstitucionais ou contrárias às normas jurídicas.

Do total de senadores empossados para um mandato de oito anos, apenas 17 conseguiram a reeleição. Dos 37 novos eleitos, 34 estão chegando pela primeira vez ao Senado, entre eles, o senador Pedro Taques.

Com assessoria de imprensa

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Arnalddo Valeriano Traldi  03.02.11 12h29
esta notiçia e uma das melhores que ja recebi o rezultado de tudo isso e a credebilidade que nos eleitores depozitamos em voce senador pedro taques estamos com voce
0
0
Leandro  03.02.11 10h09
Se for aprovado a sua participação, será uma grande vitória para o Brasil, e uma grande vitória para o Dr. Taques, uma vez que participando da CCJ, terá poderes para implantar, ou pelo menos plantar a semente da mudança que ele tanto pregou em sua campanha.
0
0