Cuiabá, Sábado, 9 de Agosto de 2025
EXPORTAÇÕES
10.06.2025 | 12h00 Tamanho do texto A- A+

Pivetta decreta emergência sanitária por gripe aviária em MT

No período, Estado poderá fazer compras emergenciais; caso de H1N5 ocorreu em Campinápolis

Mayke Toscano/Secom

O governador em exercício Otaviano Pivetta, que assinou decreto

O governador em exercício Otaviano Pivetta, que assinou decreto

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O governador em exercício Otaviano Pivetta (Republicanos) decretou nesta terça-feira (10) estado de emergência zoossanitária em Mato Grosso, após a confirmação de um caso de gripe aviária H5N1 em aves domésticas de subsistência em Campinápolis.

 

A medida terá duração de 90 dias e foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado.

 

O decreto autoriza a realização de compras emergenciais, o uso de suprimento de fundos e outras ações previstas na legislação para combater a situação.

 

Pivetta argumentou, na publicação, que a medida tem como objetivo “a necessidade do Estado em acessar e disponibilizar os recursos a serem aplicados nas ações necessárias por ocasião de foco de influenza aviária de alta patogenicidade”. 

 

De acordo com o decreto, o Indea (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso) ainda poderá editar normas complementares para operacionalizar as ações de controle, monitoramento e erradicação da doença. 

 

Segundo o texto oficial, o prazo da emergência poderá ser prorrogado conforme a evolução do cenário epidemiológico.

 

Gripe aviária

 

O caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) foi confirmado no sábado (7) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em uma criação de galinhas domésticas na cidade de Campinápolis (a 510km de Cuiabá).

 

A confirmação, no entanto, não traz novas restrições à exportação de avícolas brasileiras. A China e a União Europeia suspenderam a compra de frango após um caso em um aviário no Rio Grande de Sul no mês passado.

 

As medidas de erradicação – como o abatimento dos animais - e as ações de vigilância ocorrem em um raio de 10 km ao redor do foco foram iniciadas neste domingo (8). 

 

O Mapa esclarece que, no raio detectado, não há estabelecimentos avícolas comerciais. E o consumo de produtos avícolas permanece seguro.

 

Veja publicação:

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia