Os resultados do primeiro ano do programa Tolerância Zero, principal programa de segurança pública do Governo de Mato Grosso, confirmaram a sensação de que os crimes diminuíram no Estado. Nesta quinta-feira (27), os gestores estaduais da Segurança Pública apresentaram no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, os números que atestam a redução dos índices criminais e o combate às facções criminosas no sistema prisional mato-grossense.

“Nós mudamos o jeito de fazer a segurança, e a relação entre o Estado e as forças policiais. Nos primeiros três anos, o maior orçamento do Estado foi da segurança pública, apesar das dificuldades que vivíamos. Quero agradecer o esforço desses homens e mulheres, que atuam no dia a dia cuidando do povo mato-grossense e combatendo o crime em suas variadas formas. O Estado de Mato Grosso criou as condições para que vocês possam trabalhar, espero que continuemos no caminho certo”, destacou o vice-governador Otaviano Pivetta.
Uma das principais quedas nos indicadores, por exemplo, é no crime de homicídios dolosos, que caiu 25%, passando de 879 registros, entre novembro de 2023 e novembro de 2024, para 661 no período seguinte. Os crimes patrimoniais também apresentaram recuo expressivo. Os roubos diminuíram 23%, passando de 4.355 para 3.363 ocorrências.
Lançado em 25 de novembro de 2024, o programa Tolerância Zero envolve as forças de segurança e o sistema penitenciário com o objetivo de combater as facções criminosas e reduzir os índices criminais em todo o Estado.
O balanço do primeiro ano de Tolerância Zero considerou os principais crimes que acometem a população e as ações de combate, registradas entre novembro de 2024 e novembro de 2025, em comparação com o mesmo período de novembro de 2023 a novembro de 2024.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, apontou que, desde 2019, o Governo investiu mais de R$ 2 bilhões na segurança do cidadão mato-grossense.
“O Tolerância Zero e os demais investimentos do governo estão realmente dando frutos e culminando para a queda dos índices criminais. Esse avanço ocorreu porque os investimentos mostram a preocupação que o Governo tem em proteger e defender o cidadão do nosso Estado. Aproveito para agradecer as nossas forças de segurança que diariamente saem de casa para proteger a nossa população e reduzir esses indicadores. Isso afeta diretamente a vida do cidadão, já que esses investimentos são o que nos dão condições melhores para vivermos aqui no nosso Estado”, disse.
Já o secretário de Estado de Justiça, delegado Vitor Hugo Teixeira, destacou que a ação do governo tem levado o combate às facções criminosas para dentro dos presídios.
“O atual governo teve sensibilidade de criar a Secretaria de Justiça, que nasceu com o programa Tolerância Zero. Fizemos uma verdadeira limpeza nas unidades prisionais, removemos os materiais ilícitos, como celulares e drogas, e incorporamos novos protocolos nas rotinas dos presídios. O Estado também tem dado todas as condições para que os policiais penais e os agentes do socioeducativo possam desempenhar suas funções da melhor forma possível. Quem ganha com isso, sem dúvida, é a sociedade”, disse.
O deputado estadual Elizeu Nascimento, presidente da Comissão de Segurança na Assembleia Legislativa, afirmou que os resultados mostram que o Governo de Mato Grosso está no caminho certo para garantir a proteção do povo mato-grossense.
“A gente assina embaixo todo esse trabalho da Segurança Pública no programa Tolerância Zero. Essa força conjunta de todas as forças policiais têm feito a diferença. Acreditamos que Mato Grosso segue no rumo certo e levando mais segurança para o nosso cidadão. Sinto-me feliz por atuar, como deputado, com este governo. Essa sintonia nos dá condições de estarmos aqui, porque, quando se valoriza aquele que trabalha, colocamos o Estado de Mato Grosso nesse patamar de redução de índices criminais”, afirmou.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|