Cuiabá, Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2025
DUPLICAÇÃO DA BR-163
18.12.2025 | 17h30 Tamanho do texto A- A+

Pivetta relembra tragédias e cita “milhões desviados” de rodovia

Vice destacou que, apesar de ser responsabilidade federal, Estado assumiu e investiu na BR-163

Mayke Toscano/Secom

O vice-governador Otaviano Pivetta relembrou passado de abandono na BR-163

O vice-governador Otaviano Pivetta relembrou passado de abandono na BR-163

GIORDANO TOMASELLI
DA REDAÇÃO

O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) relembrou a situação da BR-163 antes dos investimentos da atual gestão e afirmou que a rodovia era “maltratada, esburacada e malcuidada”, além de servir para o “desvio de milhões”.

 

Quando eu fui prefeito de Lucas, eu sofria com a dor das famílias que perdiam um familiar. Foram muitos, centenas

A declaração foi feita nesta quinta-feira (18), durante a cerimônia de entrega de mais 130 quilômetros de pista duplicada e quatro viadutos na BR-163, no trecho entre Cuiabá e Sinop. As obras somam R$ 4,1 bilhões em investimentos e o evento ocorreu em Nova Mutum.

 

Pivetta afirmou que, quando era prefeito de Lucas do Rio Verde (a 380 km de Cuiabá), presenciou inúmeras tragédias na rodovia e conheceu famílias que perderam parentes em acidentes. Segundo ele, o problema persistiu por anos e só começou a ser enfrentado a partir da gestão do governador Mauro Mendes (União).

 

“Quando eu fui prefeito de Lucas, eu sofria com a dor das famílias que perdiam um familiar. Foram muitos, centenas. E não era porque se tratava de uma rodovia perigosa, mas porque era uma estrada maltratada, esburacada e malcuidada”, afirmou.

 

O vice-governador também criticou a gestão anterior da rodovia e a atuação da concessionária responsável. “Era uma rodovia onde se desviava milhões de recursos públicos. Depois, foi concedida a uma empresa que não honrou o contrato. Chegou a vez de o nosso governo tomar uma atitude”, disse.

 

Segundo Pivetta, apesar de a BR-163 ser de responsabilidade do Governo Federal, o Estado decidiu agir diante da falta de soluções. Ele destacou que a concessionária não conseguia sequer encontrar interessados em assumir o contrato.

 

“Liderados pelo governador Mauro Mendes, nos reunimos e montamos uma estratégia para assumir um problema que, apesar de federal e concessionado, era nosso, do povo mato-grossense que sofria aqui”, declarou.

 

Ao encerrar o discurso, Pivetta afirmou que as obras representam a transformação de planejamento em resultados concretos.

 

“O resto da história vocês já conhecem: transformar ideias em atitude e dinheiro público em benefício da população. É isso que está sendo feito aqui”, concluiu.

 

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Roberto Schinaider, de SINOP   18.12.25 18h13
Sou Pioneiro do Nortão e aqui cheguei logo após a abertura do BR 163, e vivi momentos de angustia e sofrimentos tempo dos atoledos e poeiras do 9°BEC e de alegria a chegada do asfalto em 1984 no Governo do Julio Campos. hoje vivo um novo momento de festa com a sua duplicação pela Nova Rota. Parabéns a todos.
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