Cuiabá, Terça-Feira, 14 de Outubro de 2025
BONDE URBANO DIGITAL
14.10.2025 | 18h30 Tamanho do texto A- A+

Pivetta vai ao PR conhecer transporte público e modal inovador

Vice-governador de MT e secretários de Fazenda e Infraestrutura estiveram com o governador Ratinho Jr.

Ari Dias/AEN

O vice-governador Otaviano Pivetta e o governador do PR Ratinho Jr.

O vice-governador Otaviano Pivetta e o governador do PR Ratinho Jr.

DA REDAÇÃO

O vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) esteve em Curitiba, capital do Paraná, nesta terça-feira (14), para conhecer novos sistemas de transporte público considerados inovadores. Um deles é o Bonde Urbano Digital (BUD), o primeiro da América do Sul.

 

A comitiva do Estado, composta também pelos secretários Rogério Gallo (Fazenda) e Marcelo de Oliveira (Sinfra), foi recebida pelo governador do Estado Ratinho Jr. (PSD).

 

Oficialmente, não foi informado se o Executivo de Mato Grosso está estudando a implementação do modal para cidades do Estado. 

 

O Bonde Urbano Digital utiliza tecnologia chinesa de transporte coletivo sem trilhos, desenvolvida pela empresa CRRC Nanjing Puzhen, e combina inovação, sofisticação, sustentabilidade e baixo custo operacional.

 

O novo modal deve ser implantado, oficialmente, em novembro na capital paranaense. 

 

Ari Dias/AEN

Padeiro, Gallo, Pivetta e Ratinho

A comitiva de MT com o governador Ratinho Jr.

“Estamos em processo de montagem do veículo e isso tem despertado a curiosidade de diversos Estados e cidades”, disse o governador Ratinho Jr.

 

Diferentemente do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), movido sobre trilhos, ou dos ônibus elétricos convencionais, o BUD opera sobre o asfalto com pneus de borracha e é guiado por um sistema de “trilhos virtuais”.

 

Esses “trilhos” têm marcações digitais e sensores de alta precisão que definem o caminho a ser seguido. Essa tecnologia emprega recursos como detecção ferroviária, controle coordenado de eixo e rastreamento automático, garantindo segurança e precisão mesmo sob chuva, vibrações ou desgaste da pista.

 

Em Curitiba, o veículo possui 30 metros de comprimento, três eixos, capacidade para 280 passageiros, ar-condicionado, operação bidirecional e pode alcançar 70 km/h. 

 

A linha inicial aplicada no modal paranaense terá cerca de 13 quilômetros, em um trajeto atualmente utilizado por cerca de 10 mil pessoas por dia.

 

Veja postagem de Pivetta no Instagram: 

 

 

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