O presidente do PL em Mato Grosso, Ananias Filho, afirmou que o vereador Chico 2000 já não faz parte dos membros do partido desde 2025.

A manifestação ocorreu após o vereador ser afastado do mandato pela segunda vez, nesta terça-feira (27), em decorrência da deflagração da Operação Gorjeta, que apura um esquema de desvio de emendas parlamentares.
De acordo com nota divulgada pelo partido, a desfiliação de Chico 2000 foi formalizada por meio de uma carta de anuência assinada no dia 19 de fevereiro de 2025 pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e pelo próprio Ananinas.
Além do aval partidário, a saída também foi reconhecida pela Justiça Eleitoral. Em sessão realizada no dia 10 de novembro, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) julgou, por unanimidade, procedente a ação de justificação de desfiliação partidária proposta pelo próprio vereador, autorizando sua saída do PL.
Em entrevista ao MidiaNews, Ananias explicou que apesar do partido já ter oficializado a sua saída da sigla, o próprio Chico precisa provocar a desfiliação dele ou se filiar em outra agremiação partidária para tornar o efeito prático.
“Se você entrar no TRE, vai ver que está escrito desfiliado. Eu não tenho como expulsá-lo, porque ele já não pertence legalmente ao Partido Liberal”, disse.
O presidente ainda afirmou que o partido não mantém qualquer vínculo partidário com o vereador desde a formalização de sua desfiliação por parte da direção do PL no início de 2025.
“Ano passado ele não recebeu um convite para uma reunião, ele não discutiu nenhum assunto com o PL, ele não foi convidado para um almoço, para uma confraternização, por encontro, então, ele tem um ano que ele não participa de nenhuma atividade parlamentar”, disse.
Pedido
Em nota, o PL afirmou que o pedido de desfiliação do vereador no ano passado ocorreu em meio a desgastes internos e se intensificou após a Operação Perfídia, deflagrada em abril de 2025 e conduzida pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor).
Na ocasião, Chico 2000 também foi afastado do cargo por ser um dos alvos da investigação que apurou denúncias de solicitação de propina relacionadas às obras do Contorno Leste, a partir de denúncia apresentada pelo então deputado federal e atual prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL).
Leia mais:
Alvo da Polícia, Chico 2000 já foi afastado acusado de receber propina
Operação mira desvio de emendas e afasta vereador de Cuiabá
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|