A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), e a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, foram à Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em busca de recursos para ampliar a estrutura do Município, e consequentemente, aumentar a cobertura e a oferta de ações e serviços à população.
A reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira (27).
A comitiva várzea-grandense foi recebida pelo secretário de estado, Klebson Gomes. Conforme a prefeita, o Município precisa do apoio estadual para ampliar o atendimento aos várzea-grandenses que mais precisam de apoio e amparo.
“Sempre que pedimos auxílio do governo de Mato Grosso fomos atendidos. Estamos aqui para pedir este apoio para que possamos atender, da melhor forma possível, às famílias carentes, à pessoa com deficiência, à pessoa idosa, entre outros. Pegamos uma estrutura muito precária na Assistência Social, herdamos dívidas, um orçamento limitado e viemos aqui pedir o apoio para mudarmos esta realidade”, disse Flávia Moretti.
A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, lembra que o Município possui mais de 33 mil famílias em situação de vulnerabilidade. “Temos um grande índice de pessoas carentes e que precisam de amparo. Estamos trabalhando incansavelmente, mesmo com as dificuldades que temos, para atender essas pessoas de maneira humana, responsável e zelosa”, lembra.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, relata que mora em Várzea Grande e que sabe das dificuldades do Município. “Como gestor público, sei que bem não é possível mudar uma estrutura precária de 30 anos em menos de um. Sabemos as dificuldades da gestão e, com toda certeza, iremos colaborar da melhor forma possível”, conta.
CUIDANDO DA MELHOR IDADE - A Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande vem ampliando ações e fortalecendo políticas voltadas, especialmente, à população idosa, garantindo acolhimento, dignidade e qualidade de vida.
Durante audiência pública na Câmara Municipal, ontem (26), a secretária Cristina Saito destacou o novo momento do Município, com investimentos contínuos em centros de convivência, atividades formativas e programas que estimulam autonomia e participação social. Segundo ela, a gestão tem priorizado ambientes seguros, humanizados e que valorizam a história de cada idoso atendido.
O impacto dessas ações aparece nos relatos de quem participa ativamente. Dona Raimunda, de 82 anos, emocionou a audiência ao falar sobre o quanto o Centro Vovô Zeid transformou seu dia a dia.
“Eu sou Raimunda, frequento o Vovô Zeid. Lá é maravilhoso, gente. Sinto uma alegria e faço parte da sala de música. Nos divertimos muito. Temos nossas palestras, brincamos, ajudamos e treinamos. É uma alegria ver colegas dançando e cantando. Já fiz cursos na Rede Cidadã, foi maravilhoso. Que todos nós tenhamos a sorte de encontrar um centro como o Vovô Zeid”, celebra.
Recentemente, a prefeitura deu um importante passo nas políticas públicas do munícipio voltada à comunidade de idosos. A atividade, realizada nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), proporcionam tempo de qualidade a centenas de idosos participantes do projeto. Os bailes são abertos à população 60+ de forma gratuita.
Ao todo serão quatro bailes realizados simultaneamente. A principal mudança em relação aos anos anteriores, é que a partir de agora os bailes serão realizados nas sedes dos CRAS e não mais em centros comunitários.
SAÚDE PRESENTE - A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande marcou presença na audiência pública. A equipe levou uma estrutura completa de atendimento, garantindo acolhimento, prevenção e cuidado aos idosos que participaram do evento.
Os profissionais da Saúde ofereceram serviços como aferição de pressão arterial, testes rápidos de ISTs (sífilis, HIV e hepatites), vacinação, teste de glicemia e consultas médicas, com dois médicos disponíveis exclusivamente para atendimento no local.
Para reforçar a segurança dos participantes, a Secretaria também disponibilizou uma ambulância para eventual remoção de pacientes que necessitassem de atendimento emergencial.
A presença da equipe teve como objetivo facilitar o acesso dos idosos a serviços essenciais de saúde e, ao mesmo tempo, fortalecer o vínculo com a comunidade, promovendo cuidado e prevenção em um espaço de diálogo sobre políticas públicas.
A presidente do bairro Jardim Esmeralda, Gilbia Souza de Oliveira, mobilizou cerca de 20 idosos da comunidade para participar da atividade. Para ela, o momento foi importante tanto para o debate quanto para o cuidado com a saúde.
“Essas ações são essenciais. Os idosos precisam ser ouvidos e também precisam de acesso facilitado à saúde. Fiz questão de trazer nosso grupo, e todos aproveitaram muito a triagem”, destacou.
Entre os participantes que aproveitaram os atendimentos estava Adão Pereira dos Santos, 63 anos, pedreiro. Ele soube da audiência por meio da nora, presidente do bairro Jardim Esmeralda, e decidiu participar para fazer uma triagem completa. “Achei ótimo. Às vezes a gente não tem tempo de ir até a unidade de saúde e aqui conseguimos fazer vários exames de uma vez”, afirmou.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|