Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
CONTROLE E TRANSPARÊNCIA
04.04.2025 | 15h43 Tamanho do texto A- A+

Prefeitura de Cuiabá capacita servidores para licitações e compras diretas

A plataforma será utilizada para as compras diretas de baixo valor, atualmente realizadas de forma distinta por cada secretaria

Erlan Aquino

Ilustração

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Cuiabá capacitou 80 servidores da área de licitações municipais e da Diretoria Administrativa Financeira (DAF) sobre o cadastro e a condução da dispensa eletrônica na plataforma BLL Compras, ferramenta essencial para as contratações do município.

 

Segundo Evandro Marcus Paiva Machado, secretário-adjunto especial de licitações e contratos, a iniciativa oferece mais transparência e segurança aos profissionais envolvidos. A plataforma será utilizada para as compras diretas de baixo valor, atualmente realizadas de forma distinta por cada secretaria.

 

Com o treinamento, a administração municipal espera que a BLL Compras se torne padrão, garantindo maior controle, publicidade e regularidade, além de evitar que o processo se restrinja ao mercado local.

 

“Esse sistema permitirá maior fiscalização das contas públicas, seja pelo TCE ou pelo Ministério Público, e evitará o fracionamento das compras. Haverá controle unificado, garantindo segurança ao servidor responsável e ao secretário que autoriza, além de respaldo técnico por meio de parecer referencial da PGM”, afirmou Evandro.

 

A capacitação foi ministrada por Jocelino Soares de Amorim, com formação em Tecnologia da Informação e pós-graduação em gestão pública. A servidora Myrtes de Oliveira Jordão, coordenadora de contratos e projetos da Secretaria da Mulher, classificou a qualificação como uma experiência positiva.

 

“A plataforma é prática e o suporte é excelente, sempre há alguém disponível para orientar na inserção de dados, tornando o processo mais simples. Além disso, por ser público, isso traz grande valor para todos. Para o DAF (Diretoria Administrativa Financeira), facilita bastante, pois o processo inclui apenas o termo de referência e os orçamentos. O suporte contínuo facilita as publicações de maneira tranquila. Tive uma experiência excelente”, relatou Myrtes.

 

O treinamento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, com apoio da secretária-adjunta de gestão administrativa, Jessika Nayara Silva Oliveira. Ela destacou a importância do compromisso da gestão com a transparência e a eficiência dos processos.

 

“Nós, da Educação, estamos felizes em participar desse processo e estamos abertos a novas iniciativas, pois queremos colaborar para o sucesso de toda a administração”, afirmou Jessika.

 

A Secretaria Adjunta Especial de Licitações e Contratos programou outros treinamentos ao longo do ano, com uma nova capacitação agendada para o início de maio, continuando o trabalho de qualificação dos servidores responsáveis pela elaboração de termos de referência e toda a documentação necessária para contratações dentro da legalidade.

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