A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), notificou a Locar Saneamento Ambiental LTDA sete vezes entre os dias 2 e 20 de janeiro.
As notificações foram por recorrentes falhas na coleta de lixo domiciliar em diversos bairros da capital. As fiscalizações apontaram que várias regiões não foram atendidas conforme o contrato vigente.
“A determinação do prefeito AbIlio Brunini é clara: a Locar já foi notificada sete vezes e tem até o dia 5 de fevereiro para regularizar os serviços e garantir que todas as rotas sejam cumpridas de forma eficiente", disse o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira.
"Caso isso não ocorra, não haverá motivos para não rescindir o contrato, pois nossa prioridade é assegurar que os moradores de Cuiabá tenham o serviço de coleta de lixo realizado com qualidade e regularidade”, acrescentou.
A irregularidade mais recente foi identificada na coleta do dia 20 de janeiro, confirmada em inspeção realizada no dia 21, que constatou que 100% das rotas contratadas não foram cumpridas.
Como consequência, houve acúmulo de resíduos em bairros como Rodoviária Parque, Alto da Boa Vista, Residencial Despraiado, Cohab Vila Real e Condomínio Villa Di Capri.
Falhas também foram registradas em regiões como Jardim Arácea, Novo Colorado, Distrito Sucuri e Cidade Verde, causando transtornos significativos para a população.
A Limpurb determinou que a empresa adote medidas corretivas e imediatas, sob pena de aplicação de multas. Equipes de fiscalização serão enviadas para acompanhar e auditar o cumprimento das rotas previstas no contrato.
A contratação da Locar inclui a execução de serviços de coleta, transporte e descarte de resíduos sólidos urbanos, varrição mecanizada com fornecimento de equipamentos e mão de obra, além de coleta manual, conteinerizada e fluvial de resíduos sólidos urbanos (domiciliares, comerciais, públicos e provenientes de varrições).
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2 Comentário(s).
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Carlos Eduardo Figueiredo 23.01.25 10h16 | ||||
No setor 5 do CPA 3 estamos a mais de uma semana sem recolhimento de lixo, mas a cobrança da taxa continua na conta de água!! O recolhimento normal sempre foras as terças, quintas e sábado, porém desde de que come atam as cobranças da taxa, a coleta ficou irregular e só piora!! A Prefeitura não aparece aqui no setor 5 para fiscalizar , pois veria quanto de lixo ficam expostos ao mosquitos da dengue, visto as chuvas constante, inclusive vários vizinhos já tiveram ou estão doentes,!!! | ||||
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Júlio 23.01.25 08h20 | ||||
Aqui no Araes está uma ineficiência total a coleta de lixo, ao lado da caixa coletora do lixo e de propriedade da prefeitura ou da limpurb ,tem uns irresponsáveis e drogados que reviram o lixo, além alguns não se sabe se morados do local ou do entorno até sofá velho jogaram na calçada ao lado da caixa coletora está na hora da prefeitura fazer uma limpeza no local e também tem uma árvore nesse mesmo local já está chegando nos fios de alta tensão e o telefone de atendimento de denúncias e de poda não atendem nunca, | ||||
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