Cuiabá, Sábado, 5 de Julho de 2025
DEU NO GLOBO
27.04.2022 | 08h49 Tamanho do texto A- A+

PT aciona líder evangélico por evento com Bolsonaro em Cuiabá

A ação, protocolada no domingo (24), gerou críticas de pastores alinhados ao presidente

MidiaNews

O pastor José Wellington Costa Jr., presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil

O pastor José Wellington Costa Jr., presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil

BERNARDO MELLO
O GLOBO

O PT entrou com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o pastor José Wellington Costa Jr., presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), por propaganda eleitoral antecipada em um culto com a presença do presidente Jair Bolsonaro, na semana passada, em Cuiabá.

 

A ação do PT, protocolada no domingo (24), gerou críticas de pastores alinhados a Bolsonaro e à Assembleia de Deus nesta terça-feira.

 

A CGADB é a maior convenção da Assembleia de Deus no Brasil, denominação que reúne cerca de um a cada três evangélicos no país, segundo pesquisa Datafolha feita em 2016.

 

Na ação, o PT aponta que o pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente de honra da CGADB, e o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder da bancada evangélica na Câmara, "discursaram em favor da reeleição do presidente, com a sua anuência explícita", e que "o evento não passou de um ato de campanha, a despeito da aparência de culto religioso".

 

Bolsonaro compareceu, em Cuiabá, a um dos cultos alusivos à Assembleia Geral Ordinária da CGADB, que deu posse a mais um mandato do pastor José Wellington Costa Jr., filho de José Wellington Bezerra da Costa, na presidência nacional da convenção. Ao discursar, Bezerra disse ter visto uma "revolução que está acontecendo na cidade em Cuiabá", em referência à motociata realizada por Bolsonaro antes de comparecer ao culto, na última terça-feira. O pastor classificou o evento como uma demonstração divina antes da eleição presidencial deste ano.

 

Presidente, o senhor é nosso pré-candidato. Esperamos que no mês de outubro, para envergonhar o diabo, para dizer àquela gente que não gosta dos crentes, que Jesus Cristo dará a este homem a vitória no primeiro turno

"Presidente, o senhor é nosso pré-candidato. Esperamos que no mês de outubro, para envergonhar o diabo, para dizer àquela gente que não gosta dos crentes, que Jesus Cristo dará a este homem a vitória no primeiro turno, se Deus assim permitir", disse o presidente de honra da CGADB.

 

A legislação eleitoral diz que "não configuram propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explícito de voto", mencionar pré-candidaturas ou exaltar "qualidades pessoais" de pré-candidatos. A campanha com pedido de voto só pode ocorrer a partir do dia 16 de agosto neste ano.

 

Pastores lembram cultos com Lula

 

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, criticou a ação do PT e alegou que Bolsonaro "não chega no culto só para falar" e "fica o tempo todo" na cerimônia, o que não caracterizaria, em sua avaliação, um ato de campanha. Malafaia classificou o movimento jurídico como "perseguição" contra pastores.

 

"Vocês já viram alguém processar Lula, prefeito ou governador do PT porque foi em culto evangélico e recebeu oração? Claro que não", reclamou Malafaia.

 

O pastor e ex-senador Magno Malta (PL) foi outro a argumentar, também em vídeo, que Lula e sua sucessora na Presidência, Dilma Rousseff, tinham o hábito de comparecer a cultos evangélicos e a subir no púlpito durante seus mandatos. De acordo com Malta, que se dispôs a ser "testemunha de defesa" de José Wellington, a decisão de representar contra o líder da Assembleia de Deus foi um "ato covarde".

 

"Na primeira eleição de Lula (em 2002), quando ele disputou contra o (ex-governador do Rio, e evangélico, Anthony) Garotinho, eu mesmo com o (ex-senador do PT, também evangélico) Walter Pinheiro, a senhora Marina Silva, que ainda tinha aquela capa de evangélica, saí Brasil afora "dessatanizando" o Lula, porque ele era o demônio de barba em nosso meio. E ele foi a diversas igrejas e convenções", disse Malta.

 

Na representação contra José Wellington Costa Jr., Sóstenes e Bolsonaro, o PT pediu a condenação de todos ao pagamento de multa no valor máximo previsto por campanha antecipada, estipulado em R$ 25 mil pela legislação.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
12 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

José Oliveira  28.04.22 10h10
Não sei como ainda tem gente que apoia esse bolsonaro, o cara é desqualificado, desequilibrado e inutil, encrenqueiro.....até hoje quase quatro anos de governo não fez nada, quando aparece na midia é só em passeios de moto ou então para destilar veneno contra alguém, até hoje não vi em nenhum momento ele apresentar alguma coisa visando melhorar a economia, o desemprego, medida contra a inflação, nada, só aparece pra destilar alguma ofensa ou espalhar o ódio nas redes sociais...sem dúvida o pior presidente que ja pisou no palacio até hoje.... não precisa nem discutir é só observar os números dele.
4
12
gerson amaral  28.04.22 06h53
UAI PQ O DESESPERO DA PTZADA? O LULA NAO ESTÁ ELEITO NO PRIMEIRO TURNO CONFORME AS PESQUISAS RSS. PURO DESESPERO TODO DIA INVENTAM UMA COISA DIFERENTE E ENTRAM NA JUSTIÇA. PRA MIM PURO DESESPERO DO CANDIDATO DELES QUE NAO PODE NEM SAIR NA RUA.
15
6
João Batista de Lima  27.04.22 20h54
PT e Lula não voltarão ao poder se Deus quiser, o bem irá vencer o mal.
13
8
Marcio souza  27.04.22 19h40
Sou evangélico mais não aceito esse negócio de pastores ou qualquer religião apoiar políticos já até parei de frenquentar minha igreja não aceito isso seja pra apoiar A ou B igreja templos agente vai pra falar com Deus
9
8
DAILSON SOARES DE OLIVEIRA  27.04.22 17h02
Nunca mais eu coloco meus pés nessa igreja.
27
36