A Assembleia Legislativa vai entregar moção de aplausos para o jornalista Jorge Moreno. Cuiabano e reconhecido no meio político pela atuação profissional, a homenagem destaca o livro “A História de Mora – A saga de Ulysses Guimarães”, que será lançado em Cuiabá, no próximo dia 16, às 19 horas, no Espaço Gourmet Nova Mesa, na Rua 24 de Outubro, Vila Maria. O livro já teve seu lançamento oficial em Brasília, no último dia 14 e no Rio de janeiro no dia 5 deste mês. O lançamento em São Paulo será no dia 28.
“É uma homenagem pelo trabalho e disposição em elevar a cultura brasileira. Jorge Moreno é um cuiabano que contribui sobremaneira com o desenvolvimento deste país”, afirma o autor da iniciativa, deputado Romoaldo Junior (PMDB).
O livro reúne informações narradas por Ida Malani de Almeida, a esposa de Ulysses Guimarães, chamada de Mora, com episódios ocorridos em torno de um dos ícones da política brasileira do século 20 e figura central no processo de redemocratização do país após o longo período de governo militar. É o resultado de uma série de reportagens publicadas no jornal O Globo ao longo de 2012.
Moreno deixou Cuiabá para estudar Jornalismo na Universidade de Brasília (UnB) e, no livro, conta histórias de bastidores da vida de Ulysses Guimarães, em especial a saga da sua candidatura à Presidência da República, em 1989. A obra também pode ser apreciada em e-book, pelo selo Rocco Digital.
Moreno também é comentarista político e autor da coluna Nhémnhémnhém do jornal O Globo. Mantém o blog Rádio do Moreno, no portal globo.com desde 2007 com informações sobre os bastidores do poder na Capital Federal. Trabalha como jornalista desde a década de 60 e já passou pelas redações do Jornal de Brasília (DF) e das sucursais do Jornal do Brasil e da revista Veja. Foi diretor da Infoglobo de Brasília. É considerado um dos mais importantes e respeitados comentaristas políticos do país.