Cuiabá, Segunda-Feira, 21 de Julho de 2025
FERROVIA ESTADUAL
03.09.2021 | 14h08 Tamanho do texto A- A+

Rumo prevê que primeiro terminal estará pronto em dois anos

Município ainda não foi definido; malha viária será determinante para escolha do local

Christiano Antonucci

O diretor da empresa Rumo Logística, Guilherme Penin, que esteve em Cuiabá nesta sexta-feira

O diretor da empresa Rumo Logística, Guilherme Penin, que esteve em Cuiabá nesta sexta-feira

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O diretor da empresa Rumo Logística, Guilherme Penin, anunciou que o primeiro terminal da ferrovia estadual deverá ficar pronto em até dois anos após o início das obras. 

 

A empresa foi a única a apresentar proposta para construção dos trilhos, em uma audiência pública realizada nesta sexta-feira (3) em Cuiabá. O modal vai ligar os municípios de Rondonópolis à Capital, e a Lucas do Rio Verde.   

 

O projeto da ferrovia prevê a implantação de 730 quilômetros de linha férrea, que vão se conectar com a malha ferroviária nacional. Ocorre que, segundo Penin, conforme os trechos forem sendo construídos, novos terminais serão lançados, não necessitando esperar os sete anos previstos no projeto.

 

“O plano da companhia é na medida que for construindo já se coloca outros terminais e inicia a operação, de maneira que não será necessário esperar cinco ou sete anos para ter toda a infraestrutura construída pra iniciar a operação”, afirmou. 

 

“Então, se constrói 150 km, coloca um primeiro terminal para cargas em geral e traz desenvolvimento para região. Na medida em que acreditamos que em um ano e meio ou dois anos se tenha um primeiro fruto disso que foi assinado” completou. 

 

O diretor da empresa explica que ainda não há projeção em qual município deverá ser instalado o primeiro terminal, uma vez que é preciso um projeto de ação para obra.

 

A expectativa, segundo Penin, é de que seja em Primavera do Leste, em Santa Rita do Trivelato ou Nova Brasilândia, a depender também da malha viária da região.

 

“O Município exato ainda não está definido porque há terrenos mais ou menos propícios. É importante observar que a ferrovia é uma infraestrutura muito técnica. É preciso haver condições de rampa muito planas, curvas planas, pois o trem tem mais de 2 km de comprimento”, explicou.

 

“Estamos estudando a implantação entre quatro ou cinco terminais. Depende muito também da malha viária estadual. Tem muita coisa acontecendo nas rodovias estaduais. E é claro, tem que se colocar um terminal num lugar que esteja bem alimentado pelas rodovias locais para trazer condições da produção escoar”, completou.

 

O modal

 

Com a apresentação de proposta ao Governo do Estado agora, a comissão responsável pelo chamamento público analisará os documentos de habilitação e tem até 15 dias para divulgar se a empresa está habilitada ou não.

 

A Rumo já opera na Malha Paulista, que liga o porto de Santos (SP) a Rondonópolis. Se sagrada vencedora, conseguirá também o novo ramal.

 

O prazo para a implantação, operação e exploração da ferrovia é de 45 anos.

 

A construção deverá ter início em até seis meses após a emissão da licença ambiental de instalação. A previsão é que o terminal de Cuiabá seja concluído até o 2º semestre de 2025 e o de Lucas do Rio Verde até o 2º semestre de 2028.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Rumo S/A é a única empresa interessada em ferrovia estadual

 

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