O diretor da empresa Rumo Logística, Guilherme Penin, anunciou que o primeiro terminal da ferrovia estadual deverá ficar pronto em até dois anos após o início das obras.
A empresa foi a única a apresentar proposta para construção dos trilhos, em uma audiência pública realizada nesta sexta-feira (3) em Cuiabá. O modal vai ligar os municípios de Rondonópolis à Capital, e a Lucas do Rio Verde.
O projeto da ferrovia prevê a implantação de 730 quilômetros de linha férrea, que vão se conectar com a malha ferroviária nacional. Ocorre que, segundo Penin, conforme os trechos forem sendo construídos, novos terminais serão lançados, não necessitando esperar os sete anos previstos no projeto.
“O plano da companhia é na medida que for construindo já se coloca outros terminais e inicia a operação, de maneira que não será necessário esperar cinco ou sete anos para ter toda a infraestrutura construída pra iniciar a operação”, afirmou.
“Então, se constrói 150 km, coloca um primeiro terminal para cargas em geral e traz desenvolvimento para região. Na medida em que acreditamos que em um ano e meio ou dois anos se tenha um primeiro fruto disso que foi assinado” completou.
O diretor da empresa explica que ainda não há projeção em qual município deverá ser instalado o primeiro terminal, uma vez que é preciso um projeto de ação para obra.
A expectativa, segundo Penin, é de que seja em Primavera do Leste, em Santa Rita do Trivelato ou Nova Brasilândia, a depender também da malha viária da região.
“O Município exato ainda não está definido porque há terrenos mais ou menos propícios. É importante observar que a ferrovia é uma infraestrutura muito técnica. É preciso haver condições de rampa muito planas, curvas planas, pois o trem tem mais de 2 km de comprimento”, explicou.
“Estamos estudando a implantação entre quatro ou cinco terminais. Depende muito também da malha viária estadual. Tem muita coisa acontecendo nas rodovias estaduais. E é claro, tem que se colocar um terminal num lugar que esteja bem alimentado pelas rodovias locais para trazer condições da produção escoar”, completou.
O modal
Com a apresentação de proposta ao Governo do Estado agora, a comissão responsável pelo chamamento público analisará os documentos de habilitação e tem até 15 dias para divulgar se a empresa está habilitada ou não.
A Rumo já opera na Malha Paulista, que liga o porto de Santos (SP) a Rondonópolis. Se sagrada vencedora, conseguirá também o novo ramal.
O prazo para a implantação, operação e exploração da ferrovia é de 45 anos.
A construção deverá ter início em até seis meses após a emissão da licença ambiental de instalação. A previsão é que o terminal de Cuiabá seja concluído até o 2º semestre de 2025 e o de Lucas do Rio Verde até o 2º semestre de 2028.
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