Cuiabá, Quarta-Feira, 6 de Agosto de 2025
APÓS DENÚNCIA
05.08.2025 | 09h10 Tamanho do texto A- A+

Secretaria vai apurar aplicação de cardápio da merenda escolar

Secretário Amauri Monge vai solicitar as fotos, vídeos e áudios das reclamações

Victor Ostetti/MidiaNews

O secretário municipal de Educação, Amauri Monge

O secretário municipal de Educação, Amauri Monge

DA REDAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá vai iniciar uma apuração interna para verificar se todos os gestores das unidades escolares da rede municipal (escolas e creches) estão aplicando de forma correta da orientação da secretaria quanto ao cardápio da merenda escolar oferecidos aos alunos. A decisão foi anunciada após denúncia apresentada pela vereadora Maysa Leão em suas redes sociais. 

 

Seremos rigorosos para garantir que os recursos da alimentação sejam utilizados com responsabilidade

A verificação foi determinada pelo secretário de Educação, Amauri Monge, que solicitará as fotos, vídeos e áudios das reclamações que foram encaminhadas a parlamentar. 

 

“Nosso compromisso é com as nossas crianças. A merenda escolar é parte fundamental do processo de aprendizagem, porque criança alimentada aprende mais e melhor. Estamos atentos e seremos rigorosos para garantir que os recursos da alimentação sejam utilizados com responsabilidade e em benefício dos alunos. E vale lembrar: nossos próprios servidores também se alimentam nas unidades, com refeições custeadas pela secretaria, o que reforça ainda mais a necessidade de um serviço eficiente e digno”, afirmou o secretário.

 

Todos os cardápios oferecidos nas unidades de ensino da rede municipal são elaborados por nutricionistas da Secretaria de Educação de Cuiabá, considerando as necessidades nutricionais de cada faixa etária. As composições são equilibradas em calorias, proteínas, vitaminas e minerais, além de diversificadas, para atender de forma eficaz ao crescimento saudável e ao melhor desempenho escolar dos alunos.

 

Além disso, a pasta destaca que há cardápios específicos e adaptados para alunos com restrições alimentares, alergias ou necessidades alimentares específicas, assegurando a inclusão e o cuidado com todos os estudantes.

 

A oferta de alimentos segue as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que proíbe o fornecimento de ultraprocessados como biscoitos recheados, embutidos e refrigerantes, além da adição de açúcar em alimentos destinados a crianças de até três anos. O cardápio é composto por refeições como galinhada, arroz com brócolis, sopas variadas, frutas, legumes e preparações integrais — garantindo sabor e valor nutricional.

 

Com a apuração determinada pelo secretário, a Secretaria de Educação espera esclarecer os apontamentos feitos por pais e garantir que todas as escolas estejam cumprindo rigorosamente

as diretrizes alimentares, reafirmando o compromisso da gestão com a saúde e o bem-estar dos estudantes cuiabanos.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia