O secretário de Governo da Prefeitura de Cuiabá, Ananias Filho, projetou o ano de 2026 como de “austeridade” para a gestão de Abilio Brunini (PL). Ele afirmou ainda que somente no próximo ano o prefeito deve ter uma folga de caixa na máquina pública para administrar de forma melhor.

“O prefeito Abilio tem colocado que o ano que vem vai ser um ano de muita austeridade. A dinâmica é continuar na austeridade dos gastos, para que no ano seguinte possa ter sobra. Este ano, a gente não vê condições”, disse ele ao MidiaNews.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) da Prefeitura, enviada pelo prefeito ao Legislativo, estima a receita e fixa as despesas para o ano que vem em R$ 5,4 bilhões.
O Orçamento de 2026 está em tramitação na Câmara e deve ter votação final até sexta-feira (19). A projeto foi aprovado em primeira votação na sexta-feira passada (12). Os vereadores têm até esta segunda-feira (15) para a apresentação de emendas.
Os vereadores precisam aprovar o Orçamento 2026 do Município, antes do recesso parlamentar do fim de ano.
Semana decisiva
O prefeito de Cuiabá e sua administração têm uma semana decisiva quanto à definição dos recursos que terá para cumprir as demandas das despesas para Capital, como folha de pagamento dos servidores e serviços essenciais para a população, e alguns investimentos.
“Vai ser aprovado tudo essa semana, a LOA, o Orçamento de 2026. Vamos acompanhar porque é importante para a gestão do prefeito Abilio”, resumiu o secretário de Governo.
O líder do prefeito, vereador Dilemário Alencar (União), disse na semana passada que será realizado um esforço concentrado para avançar na aprovação das peças do planejamento público. Ele fará diálogo com os vereadores para a aprovação o mais rápido possível.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|