Cuiabá, Quarta-Feira, 10 de Dezembro de 2025
EDUCAÇÃO
31.07.2023 | 11h30 Tamanho do texto A- A+

Servidores não recebem salário e vereador cita calote de Emanuel

Expectativa é de que até terça-feira seja pago o salário; vereador chama de “papo furado” justificativas

MidiaNews

Servidores não recebem salário e vereador cita calote de Emanuel

Servidores não recebem salário e vereador cita calote de Emanuel

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

Os servidores da Educação de Cuiabá não receberam os salários no dia anunciado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), no último sábado (29). 

 

Material divulgado no site oficial da Prefeitura afirma que a gestão “honra rigorosamente o pagamento dos salários dos funcionários municipais, sempre dentro do mês trabalhado”.

 

Ocorre que, servidores denunciaram ao MidiaNews a ausência do salário no dia combinado. “Já não basta o repasse dos consignados [que não está ocorrendo]. Hoje é dia 31, a gente precisa de tanta coisa, e o prefeito não liberou nosso salário. O que iremos fazer?”, indagou uma servidora à reportagem.

 

Diversas reclamações também chegaram ao vereador de oposição Dilemário Alencar (Podemos). Segundo parlamentar, os trabalhadores “foram pegos de surpresa” e estão revoltados com a falta de compromisso de Emanuel.

 

Divulgação

Matéria - Secretaria de Educação

Site da Prefeitura divulga matéria e diz que "honra rigorosamente o pagamento dos salários"

“Todos amanheceram com salário na conta, mas os servidores da Educação foram pegos de surpresa e começaram a reclamar. Isso traz complicações. Muitos servidores têm cartão de crédito, água e luz que vencem no último dia de cada mês", disse

 

"É calote, sim, porque o prefeito sempre prometeu pagar dentro do mês trabalhado e está descumprindo a promessa”, completou.

 

Justificativa

 

Em nota atribuída à secretária de Educação do Município, Edilene de Souza Machado, há a informação de que ao tramitar a folha no sistema de pagamento, houve inconsistências na implantação da RGA (Revisão Geral Anual). O pagamento de 3% da RGA foi prometida para esse mês.

 

Segundo Dilemário, a justificativa de inconsistência no sistema é “papo furado”. Ele disse temer por um calote aos servidores.

 

“Essa conversa de inconsistência é papo furado. A RGA da Educação está programada há tempos e a Prefeitura tem que cumprir. Aí, eles vem com essa balela de inconsistência. É balela. É um péssimo sinal diante de um cenário de caos de dívidas”, afirmou.

  

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação foi procurada pela reportagem e confirmou o problema com a implantação da RGA.

 

"infelizmente, ao tramitar a folha de julho ocorreram inconsistências na implantação da Recomposição Geral Anual (RGA) nos salários de alguns profissionais da Educação. A Secretaria Municipal de Gestão está regularizando essa situação, no sistema, nesta segunda-feira (31) e amanhã, 1º/08, ao longo do dia os valores estarão sendo creditados nas contas dos servidores", consta em trecho da nota.

 

Veja o vídeo:

 

 

Veja mensagem atribuida à secretária:

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
5 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Sousa  01.08.23 14h54
Abílio e Bolsonaro juntos.. Vai ser melhor para o servidor público municipal..
2
2
zenna  01.08.23 11h18
Essa é a gestão humanizada do nosso prefeito. e a nossa secretaria Edilene assina embaixo.
2
1
PEDRO PAULO TABORELLI  01.08.23 07h24
MAS UMA DA GESTÃO MUNICIPAL, MAS VEJAMOS SE A INCONSISTÊNCIA É VERÍDICA, POIS SE FOSSE SOMENTE PELO RGA PODERIA TER REALIZADO O PAGAMENTO SEM ESTE, E APÓS REALIZAR UMA FOLHA COMPLEMENTAR PARA O RGA. NO MÍNIMO É FALTA DE VERBA ORÇAMENTÁRIA PARA HONRAR O COMPROMISSO COM UMA DAS PROFISSÕES MAIS IMPORTANTES QUE TEMOS.
0
0
Robélio Orbe  31.07.23 19h41
Quem planta colhe! O E.P não era o queridinho dos Servidores Públicos?
3
2
Cleo  31.07.23 13h56
E nós que encerramos os três anos de concurso em janeiro, já teríamos direito a publicação da estabilidade por fim do probatório, e nada!! Sete meses e nada de publicação. Quero que a mídia nos ajude, cobre, pois o RH diz que está com a PGM a PGM diz que não está lá, e nós sem publicação de fim de estágio probatório.
20
2