Cuiabá, Terça-Feira, 10 de Fevereiro de 2026
“DIREITA GENUÍNA”
10.02.2026 | 14h19 Tamanho do texto A- A+

Siglas bolsonaristas se unem e querem eleger até quatro federais

Direções têm se reunido e buscado estratégias para fortalecer a representação em Brasília

Yasmin Silva/MidiaNews

O presidente do PL, Ananias Filho, afirma que siglas de direita farão estratégias para manter eleitos da ala política em Brasília

O presidente do PL, Ananias Filho, afirma que siglas de direita farão estratégias para manter eleitos da ala política em Brasília

JONAS DA SILVA
DA REDAÇÃO

O presidente do Partido Liberal (PL), Ananias Filho, confirmou que a sigla fará diálogo e estratégias com o Novo e com o Democracia Cristã (DC) para eleger até quatro deputados federais chamados por ele de “genuinamente de direita”.

Nós não tememos nada. Somos cientes e convictos do que a população deseja e vamos continuar nosso trabalho

 

As direções das siglas têm se reunido periodicamente desde o início do ano para traçar planos e escolher os melhores pré-candidatos para cumprir a meta. Na eleição de 2022, somente o PL elegeu quatro deputados, mas o cenário atual deve ser mais desafiador.

 

“O PL vai trabalhar e buscar pelo menos três deputados genuinamente de direita. E o Novo, com certeza, vai estar no páreo para buscar uma vaga também”, disse Ananias ao MidiaNews.

 

O DC, atualmente, é o partido mais distante, mas reuniões devem ser agendadas em breve para fechar uma aliança. O partido é liderado por Paula Boaventura, esposa do pré-candidato ao Senado da sigla, Antônio Galvan.

 

Ananias disse que apesar da concorrência na eleição, as siglas de direita sabem que o eleitor mato-grossense quer manter a defesa que as agremiações fazem como políticas públicas e propostas, como a defesa da propriedade privada, a livre iniciativa, o Estado mínimo com responsabilidade e proteção à família, entre outros projetos.

 

“Nós não tememos nada. Somos cientes e convictos do que a população deseja e vamos continuar nosso trabalho”, argumentou.

 

O presidente estadual do Novo, Rafael Iacovacci, confirma a tendência e atuação conjunta entre os “irmãos partidários” na eleição. E uma dessas provas foi a transferência do deputado Elizeu Nascimento do PL e filiação ao Novo na semana passada.

 

“Nós começamos pensando no cargo de deputado federal, aí de federal foi dando a musculatura, veio o Elizeu para ajudar na chapa de estadual”, explicou.

 

 

Identidade partidária

 

A eleição de deputados federais em toda eleição geral como a de 2026 é a prioridade principal de todos os dirigentes partidários estaduais e nacionais.

 

A sigla ter deputado na Câmara dos Deputados, em Brasília, representa mais recursos para futuras campanhas. É o número de deputados que define o espaço ocupado no poder, a divisão de tempo de mídia em eleições e distribuição de recursos em anos eleitorais, por exemplo.

 

Na eleição de 2022, o PL elegeu 4 deputados federais: o atual prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, terceiro mais votado e o primeiro do partido, com 87 mil votos (5,03% dos válidos); José Medeiros; Amália Barros (falecida) e Coronel Fernanda.

 

Os quatro tiveram 17,32% dos votos válidos ou cerca de 300 mil votos. Mas, na atual eleição, o partido terá desfalques entre pré-candidatos, sem o prefeito, Amália e José Medeiros, que concorrerá ao Senado.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia