Cuiabá, Terça-Feira, 5 de Agosto de 2025
EM QUATRO MESES
28.07.2023 | 16h48 Tamanho do texto A- A+

Sob intervenção, Saúde de Cuiabá já realizou mais de 4 mil cirurgias

Resultado faz parte do esforço do Gabinete de Intervenção para diminuir as filas de espera

Christiano Antonucci

A interventora do Estado, Danielle Carmona

A interventora do Estado, Danielle Carmona

DA REDAÇÃO

Os hospitais municipais de Cuiabá já realizaram mais de 4 mil procedimentos cirúrgicos em 130 dias de intervenção do Governo de Mato Grosso na Secretaria Municipal de Saúde. O número de cirurgias aumentou 42,64% nos quatro meses de intervenção em comparação com o mesmo período de 2022.

 

De 15 de março a 23 de julho de 2023 foram realizadas 4.569 cirurgias, enquanto no mesmo período de 2022 foram 3.203 procedimentos. 

 

"A diminuição da fila de espera por cirurgias no município é uma meta do Gabiente de Intervenção e temos tomado várias medidas, como mutirões e otimização de pessoal e de recursos, para ampliar ainda mais o número de procedimentos realizados", destacou a interventora Danielle Carmona.

 

Depois de quatro meses de suspensão dos procedimentos pela gestão anterior, o Gabiente de Intervenção retomou as cirurgias no antigo Pronto-Socorro em abril deste ano, o que, aliado aos mutirões, contribuiu significativamente com o crescimento no número de cirurgias realizadas na rede municipal. A unidade fez 963% procedimentos a mais durante o período de intervenção, saindo de 146 para 1.553 cirurgias realizadas.

 

O Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) também teve alta no número de procedimentos realizados: 18,32% a mais, com 2.621 procedimentos durante os 130 dias de intervenção. 

 

O HMC também implantou novos serviços como Hospital Dia - quando a pessoa passa menos de 24 horas internada -; leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ); reativação da UTI pediátrica e a habilitação do setor de ortopedia, para o recebimento de recursos federais. 

 

Já no Hospital Municipal São Benedito (HMSB), o Gabinete de Intervenção implantou novos serviços e otimizou a estrutura da unidade. Entre os procedimentos que começaram a ser feitos durante a intervenção estão biópsias de pele, próstata, tireoide e cirurgias de otorrinolaringologia, urologia e clínica geral.

 

Em um mês, entre junho e julho de 2023, o Hospital São Benedito também realizou 193 cateterismos, com equipamento de hemodinâmica, além de 111 biópsias.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia