Cuiabá, Terça-Feira, 3 de Fevereiro de 2026
CHANCELADA NO MDB
27.05.2022 | 09h15 Tamanho do texto A- A+

Tebet rebate críticas de Janaina e minimiza derrota de Meirelles

Deputada de MT diz que senadora não tem chances por disputa estar concentrada em Lula e Bolsonaro

Sicom Cuiabá

A senadora Simone Tebet, que é pré-candidata a presidência da República

A senadora Simone Tebet, que é pré-candidata a presidência da República

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

A senadora Simone Tebet (MDB), que esteve em Cuiabá nesta semana, rebateu membros do próprio partido, como a deputada estadual Janaina Riva, que classificam como "inviável" a sua pré-candidatura à presidência da República.

 

Para Janaina, Tebet surgiu muito tarde no pleito e não traz benefícios a ninguém, nem mesmo à própria, em razão da polarização da disputa, centrada no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e no atual Jair Bolsonaro (PL). Além disso, cita o fato de o MDB estar dividido entre o apoio aos dos principais adversários do pleito.

 

Em entrevista na Capital, na última segunda-feira (23), Tebet disse aceitar as críticas, mas que a candidatura dela já está definida e tem apoio de 80% dos dirigentes.

 

"Viva a democracia. O MDB é isso, o maior partido do Brasil. É natural que não tenhamos a unanimidade, mas vamos ter a unidade do partido na convenção”, afirmou.

 

“Respeito a Janaina, uma valorosa companheira, mas o MDB terá candidatura própria, tenho confiança nisso. Conversei com todos e digo: 80% do diretório do MDB, daqueles que votam, estão conosco”, acrescentou.

 

Os emedebistas contrários à candidatura de Tebet apontam que o número de deputados e senadores da sigla reduziu na eleição de 2018, por conta da baixa votação que o então candidato, ex-ministro Henrique Meirelles, obteve na disputa. E que isso poderia voltar a ocorrer em caso de uma nova derrota na disputa ao Palácio do Planalto.

 

Para Tebet, a premissa é falsa. Ela apontou que o que desgastou os candidatos emedebistas na eleição passada foi o escândalo do “Petrolão”, que é um esquema bilionário de corrupção na Petrobras, ocorrido durante os governos petistas.

 

“Vamos lembrar que - e temos que fazer uma mea culpa – o MDB esteve envolvido em escândalos do petrolão. O que diminui um partido não é o fato de se ter candidatura própria. Ao contrário”, disse.

 

“O número é sempre lembrado. E nos momentos mais importantes dos conflitos, o MDB nunca faltou ao Brasil. E não será nesse momento que irá se acovardar”, completou.

  

“Venho para somar”

 

Por fim, Tebet apontou que a sua pré-candidatura vem sendo construída desde o ano passado, quando ainda estavam postos nomes fortes como do ex-presidente do Senador Rodrigo Pacheco (PSD), do ex-juiz Sérgio Moro, do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), e do ex-governador João Dória (PSDB).

 

“Eu sempre me coloquei no palanque como alguém para somar, jamais para dividir. Não iríamos numa candidatura até o final se fosse para dividir. No meio do caminho, os ex-ministros Sergio Moro e Mandetta deixaram de ser candidatos... E chegamos ao final com duas pré-candidaturas: a minha e a do ex-governador João Doria. Agora é outro processo. De dialogar e conversar".

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Em MT, Tebet vê grandeza no recuo de Doria: “Momento de união”

 

“Candidatura de Tebet é difícil de carregar”, diz dirigente do MDB

 

Deputada não vê apoio para Simone Tebet nem dentro do MDB

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
12 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

LUIZ GUSTAVO AUGUSTO  28.05.22 10h20
O DNA da Janaina está falando mais alto. Deixar de apoiar uma mulher decente e ética como a Tebet para apoiar uma pessoa que não respeita ás mulheres e nem a democracia.
1
1
SERGIO  28.05.22 00h16
Deputada Janaina oportunista, sempre desdenhando as iniciativas da politica que não as convém, parabéns a senadora Simone pela coragem em enfrentar essa corja dos mais dos mesmos, tem o meu voto sim.
3
3
Paulo   27.05.22 18h22
Essa Janaína quer é estar por cima, será Lula se ele vencer, ou vira Bozo, caso esse ganhe....coisa de família mesmo.....
4
0
Alzite  27.05.22 17h56
Hipocrisia anda de braços dados com a deputada Janaína Riva,falsamente vive incentivando as mulheres se ingressarem na política a se candidatarem
11
5
Joana  27.05.22 16h53
CARLOS ... faço minhas as suas palavras. PARABENS!!!!
12
4