Cuiabá, Quarta-Feira, 18 de Junho de 2025
INFRAESTRUTURA E AGRO
01.08.2021 | 14h02 Tamanho do texto A- A+

Veja quais são as 3 ferrovias que podem mudar a logística de MT

Expectativa com obras é baratear o frete e impulsionar o escoamento de grãos para os portos do Brasil

Reprodução

Ilustração

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO

Projetos de construção de três ferrovias entraram no radar da população nos últimos meses por prometerem impulsionar o escoamento de grãos da região Centro-Oeste – principalmente Mato Grosso – e garantir o barateamento dos custos com frete aos produtores. Tratam-se da ferrovia estadual, Ferrogrão e Fico.

 

Dos três projetos, apenas a ferrovia estadual já recebeu o pontapé para efetivamente sair do papel. O projeto, que liga Rondonópolis a Lucas do Rio Verde e a Cuiabá, irá se conectar com a Malha Paulista, que leva até o Porto de Santos (SP).

 

A obra deverá receber investimento total de R$ 12 bilhões e, ao todo, terá 700 km de extensão. O Governo do Estado publicou o edital de chamamento público no último dia 19 de julho e a empresa vencedora terá prazo de 45 anos para operar.

 

A construção deverá ter início em até seis meses após a emissão da licença ambiental de instalação. A previsão é que o Terminal de Cuiabá seja concluído até o 2º semestre de 2025 e o de Lucas do Rio Verde até o 2º semestre de 2028.

 

Reprodução

Mapa Ferrovia Estadual

Traçado da ferrovia estadual em MT

 

Fico

 

Antes com expectativa de ser iniciada até junho deste ano, segundo informações do Ministério da Infraestrutura, a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) promete ligar o Município de Água Boa aos trilhos da Ferrovia Norte-Sul, na altura de Mara Rosa (GO), num total de 383 km. O valor da obra é estimado em R$ 2,7 bilhões.

 

O modal será usado para escoar a produção de grãos (soja e milho) daquela região, que é uma das maiores produtoras de soja do Brasil, em direção aos principais portos do país. A expectativa é de que ela atenda uma demanda, em 2025, de 13 milhões de toneladas.

 

Conforme informações do Governo Federal, o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-RIMA) e o Projeto Básico da extensão até Água Boa, foram contratados pela empresa que detém a concessão, Valec, e finalizados em dezembro de 2010. O trecho conta também com a respectiva licença prévia.

 

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Mapa Fico

Traçado da Ferrovia de Integração Centro-Oeste

 

Ferrogrão

 

Ferrovia que ligará o Município de Sinop ao Porto de Miritituba, no Pará, nuam extensão total de 933 km. A ideia é que, quando concluída, tenha alta capacidade de transporte e competitividade no escoamento da produção pelo Arco Norte, papel hoje é desempenhado BR-163.

 

Um dos principais argumentos do Governo Federal em defesa da obra é de que ela dará condições de tráfego da rodovia federal, diminuindo consideravelmente o fluxo de caminhões pesados e os custos com a conservação e a manutenção da via, além do índice de acidentes.

 

Conforme a União, o modal deve ajudar a escoar a produção de milho, soja e farelo de soja. A expectativa é de que, posteriormente, a ferrovia também seja usada para o transporte de óleo de soja, fertilizantes, açúcar, etanol e derivados do petróleo.

 

Dados do Governo Federal apontam que a ferrovia terá capacidade para transportar, inicialmente, 42 milhões de toneladas.

 

Atualmente, o projeto é objeto de uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), enfrenta questionamentos de órgão de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), e é alvo de críticas de ONGs e representantes do Ministério Público, que apontam risco de dano à Amazônia.

 

O investimento previsto é de R$ 21,5 bilhões, e a ideia é que a ferrovia entre em operação em 2030.

 

Segundo o Ministério da Infraestrurura, a expectativa é de que o edital seja publicado e o leilão realizado ainda neste ano, se o Governo conseguir superar a questão no Supremo Tribunal Federal.

 

Reprodução

Mapa Ferrogrão

Mapa do traçado da Ferrogrão

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COMENTÁRIOS
6 Comentário(s).

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Raimundo amorim  07.02.22 18h56
Muinto bom as ferrovias e a salvaçao desta naçao em questao de logistica tambem fazer trassporte de arroz do sul para todo brasil e demais alimentos para baixar os preços transporte com locomotivas de passageiros emcrementar o turismo do brasil e so querer sou especelista em estrategis de logisticass vamos tirar do papel com urgencia nao podemos peder tempo temos muintos grupos interesados neste negocio isto e outro brasil turbinado
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pedro paulo  02.08.21 17h13
Manoel João! o que tem a ver Mauro Mendes com essa ferrovias? tenha santa paciência leiteiro!!!!!!!!!!!!
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RAFAEL  02.08.21 14h46
Só vendo pra crer, falar é fácil, quero ver funcionando.
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Julio José de Campos  01.08.21 20h41
Esse Projeto da RUMO me deixou duvidas da sua viabilidade, pois teremos um ramal para Cuiabá, e Ferrovia segue de Rondonopolis passando entre Campo Verde e Primavera, seguindo para Lucas do Rio Verde. Oque vai encarecer o Projeto poderia seguir paralelamente a BR 163, de Cuiabá, Posto Gil, até Lucas, sei lá ??
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Wagner Lima  01.08.21 17h53
Eu gosto de uma música do Raul Seixas que diz: Alice no país das maravilhaaaaas!
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