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16.02.2021 | 10h43 Tamanho do texto A- A+

Vereador defende VLT: “Não se pode jogar R$ 1,3 bilhão no lixo”

Renivaldo quer fim de “conversas paralelas” e diz que Estado tem condições de concluir obra

MidiaNews

O vereador Renivaldo Nascimento: a favor do VLT em Cuiabá

O vereador Renivaldo Nascimento: a favor do VLT em Cuiabá

LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO

O vereador Renivaldo Nascimento (PSDB) saiu em defesa da conclusão das obras do Veículo Leve sobre Trilhos na Grande Cuiabá, afirmando que o Governo do Estado tem condições financeiras de concluir o modal e que é inconcebível “jogar R$ 1,3 bilhão no lixo”.

 

As declarações foram dadas em entrevista à Rádio CBN Cuiabá, na manhã desta terça-feira (16).

 

“É uma questão matemática, independente da vontade política. Não estamos iniciando um modal. Ele foi iniciado lá em 2010, quando foram iniciados os projetos. Já tem R$ 1,3 bilhão investidos, estamos no meio do jogo”, disse.

 

“Já temos aí mais de 50% de capital investido, mais de 50% das obras concluídas. Não podemos pegar R$ 1,3 bilhão e jogar no lixo”, completou.

 

Se não tivesse obra nenhuma iniciada, começar do zero, eu seria a favor do BRT, por ser uma obra mais rápida e menos onerosa. Mas não é o caso. Temos anos de obras efetuadas no solo cuiabano e várzea-grandense

Em dezembro passado, o Governo do Estado anunciou a inviabilidade financeira e técnia para conclusão do VLT e afirmou que iria implantar o ônibus de trânsito rápido (BRT), dando início a um cabo de guerra com a Prefeitura de Cuiabá.

 

Segundo Renivaldo, há muita “conversinha paralela” sobre o tema pouca praticidade. Ele afirmou, ainda, que apesar do BRT demandar um quarto do valor de investimento do VLT para ser implantado, seria uma obra iniciada do zero e com um valor patrimonial muito inferior.

 

“Quantos milhões precisamos para finalizar o VLT? R$ 700 milhões. Temos R$ 300 milhões em caixa. Teríamos que desembolsar R$ 400 milhões para concluir um patrimônio de R$ 2 bilhões. O Estado tem condições financeiras para concluir, está superavitário. Se não quer, traga uma PPP [parceria público-privada]”, explicou.

 

“Para o BRT, você vai desembolsar de R$ 500 milhões a R$ 600 milhões para começar do zero e ter um patrimônio de R$ 500 milhões. E é um modal aquém do VLT. Não se compara BRT com VLT. VLT é moderno, leva mais pessoas, é um modal que está no mundo inteiro”, defendeu.

 

O vereador salientou que apenas poderia sair em defesa do BRT caso as obras do VLT já não estivessem avançadas e a escolha fosse por iniciar neste momento a implantação de um modal na Grande Cuiabá.

 

“Se não tivesse obra nenhuma iniciada, começar do zero, eu seria a favor do BRT, por ser uma obra mais rápida e menos onerosa. Mas não é o caso. Temos anos de obras efetuadas no solo cuiabano e várzea-grandense. Para o término dessas obras, não demora mais que o BRT”, salientou.

 

O parlamentar ainda criticou a rixa entre o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e o governador Mauro Mendes (DEM) em relação ao modal e descartou qualquer possibilidade de a Capital ficar sem nenhuma das duas obras, como resultado da briga.

 

“Não podemos deixar isso acontecer. Eles são dirigentes políticos, têm que ter compromisso com Cuiabá e foram eleitos para isso. Eles não foram eleitos para ter picuinhas entre eles. Que se resolvam para lá”, disparou.

 

 

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COMENTÁRIOS
12 Comentário(s).

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ALOIZIO BARROS DE SOUZA  17.02.21 14h42
Parabéns ao vereador. Temos que lutar pela implantação de trilhos e não de asfalto no Brasil. Ferrovia (VLT aqui no caso) não polui, transporta muito mais, não congestiona ruas e etc. O Brasil precisa sair do atraso em que vive e os trilhos são o melhor caminho.
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Rodrigues  17.02.21 09h02
Senhoras e senhores que comentam aqui. Estamos falando de objetos apodrecendo há pelo menos 6 anos. Nossa frota de ônibus não tem essa idade e já nos incomoda. Imaginem andar de VLT caindo aos pedaços. O VLT que temos não tem mais serventia, é sucata.
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Mario  16.02.21 18h34
Na Europa tem VLT há 60 anos pegando sol e chuva e funcionando. Fabinho é um horror de ignorância.
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Diomario Pereira Do Lago  16.02.21 18h11
Parabéns Renivaldo parece até que é Engenheiro tbem.Teve um comentário à respeito dos vagões.Deve está sendo feito as manutenções periódicas pela CAF-espanhola.O Estado deve estar pagando.Se fosse iniciar do Zero eu tbem seria a favor do BRT.Mas como só já foram pagos R$1,066 Bilhões só em medições feitos até 12/2014.Aí veio os gastos com manutenção e mais o pagamento das parcelas da Dívida,deve chegar a R$1.3 Bilhões como o Vereador.Quanto à passagem,todo transporte Público tem Subsídio em todo o mundo.Ainda mais o VLT que vai proporcionar bem Estar e Conforto à População e aí o Governo vai economizar em Saúde e terá menos Poluição pq muita gente deixará o carro em casa pra andar de VLT.Reflita bem Governador para bem da População Vce tbem é Eng.Eletricista.Abraços.Diomario Lago.
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Jose  16.02.21 17h23
Mais um querendo holofotes com um assunto que virou vergonha para os cuiabanos.
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