Líder do Governo na Câmara Municipal, o vereador Dilemário Alencar (União) defendeu a harmonia entre o prefeito Abilio Brunini (PL) e a vice-prefeita Coronel Vânia (Novo) para avançar na gestão em Cuiabá.

“O Abilio tem feito todo esforço em ter harmonia. Ele baixou um decreto, dando as condições necessárias para ela fazer uma boa gestão na vice-prefeitura. Eu torço para que haja um entendimento entre os dois”, afirmou em entrevista ao Veja Bem MT.
Na avaliação de Dilemário, apesar das tensões entre Abilio e Vânia, o momento exige alinhamento entre os dois gestores.
“Eu penso que agora é o momento dos dois se entenderem, porque a gente vai ter um ano de 2026 que não vai ser fácil também. Ainda estamos num processo de reconstrução da nossa cidade, na área da economia e da infraestrutura”, disse.
A fala do parlamentar ocorre após ruídos na relação entre Abilio e Vânia, que tiveram uma convivência conturbada em 2025.
O último desentendimento ocorreu em dezembro, quando a vice criticou publicamente o prefeito ao alegar falta de orçamento para atuar em 2026.
Em resposta, Abilio afirmou que Vânia teria sido “seduzida” por adversários políticos para tecer críticas e que isso faria parte de uma narrativa da esquerda para “tomar o poder”, já que ela é a primeira na linha sucessória.
Para tentar contornar a crise, o prefeito assinou, no dia 23 de dezembro, um decreto que concedeu à vice-prefeita autonomia financeira para ordenar despesas e a prerrogativa de nomear e exonerar cargos comissionados no âmbito de seu gabinete.
A relação entre ambos tem sido marcada por tensão desde o “episódio da maca”, quando Abilio vistoria surpresa do prefeito na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) um dia após a exoneração da vice-prefeita, Vânia Rosa (Novo) do cargo de secretária, onde foi alvo de críticas por vereadores.
Na ocasião, Vânia foi até o local e acompanhou a visita ao lado de uma advogada. A inspeção foi filmada por ambos os lados e foi marcada por diversos momentos tensos, como a descoberta de uma maca no gabinete de Vânia.
O vereador também afirmou que tem mantido diálogo com ambos e reforçou que os conflitos não são bem vistos pela população.
“Tenho conversado muito com o prefeito Abílio. A vice-prefeita também tem conversado. Enfim, isso não é bom. Quando tem harmonia entre o prefeito e o vice, é isso que a população quer”.
Veja vídeo:
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|