Cuiabá, Quarta-Feira, 23 de Julho de 2025
LIMPEZA URBANA
23.07.2025 | 10h14 Tamanho do texto A- A+

Vereadora critica Energisa por deixar restos de podas nas ruas

Doutora Mara denunciou podas incorretas e galhos deixados nos canteiros até secarem

Assessoria

A vereadora Doutora Mara denunciou situação em suas redes

A vereadora Doutora Mara denunciou situação em suas redes

GIORDANO TOMASELLI
DA REDAÇÃO

A vereadora Doutora Mara (Podemos) criticou a concessionária Energisa por realizar poda de árvores e deixar os restos de galhos nos canteiros e calçadas da Capital.

 

A concessionária vem, corta as árvores para não atingir a rede e deixa toda a galhada até secar no local. É horrível

“Eles deixam porque falam que é uma poda emergencial e não teve como levar outro caminhão para retirar. E com isso vão deixando... Acaba sobrando para a Prefeitura, que faz a notificação ou acaba retirando por conta própria. E a Energisa se acostuma”, afirmou.

 

Em vídeo postado em suas redes sociais, Mara presenciou os restos de poda deixados na Rodovia Hélder Cândia, na saída para o Distrito da Guia. Além desse local, a vereadora já presenciou a situação em bairros como Altos da Boa Vista e Altos do Parque.

 

“A concessionária vem, corta as árvores para não atingir a rede e deixa toda a galhada até secar no local. É horrível. Peço a eles que quando cortar, leve a sujeira embora, está feio, a cidade toda está assim”, disse nas redes.

 

A vereadora afirmou que está pedindo providências com requerimentos protocolados na Limpurb (Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana), que cuida da limpeza da cidade, e aguarda um retorno. Ela disse que a empresa informou que já tem cobrado com frequência a Energisa, que não tem atendido.

 

Em nota, a Energisa informou que encaminhou uma equipe técnica até a rodovia Helder Cândia para recolher os galhos e realizar a manutenção necessária sobrada pela vereadora no vídeo. Sobre as árvores, a concessionária destaca a importância das podas preventivas para que galhos não entrem em contato com a rede de energia, causando interrupções no fornecimento ou até acidentes com a população, e que todos os casos são avaliados pela equipe.

 

Poda incorreta

 

Para impedir que os galhos se enrosquem com a fiação elétrica, a vereadora afirmou que a concessionária faz uma poda incorreta, com riscos à vida da árvore.

 

“A poda que eles fazem é incorreta, que dependendo da forma com que eles tiram a copa, pode matar a árvore. Esteticamente não tem nenhum cuidado, porque eles acham que a obrigação deles é ir lá, cortar e pronto”, disse.

 

Como solução, Mara sugeriu que a Prefeitura e o Governo do Estado terceirizassem esse serviço para empresas que conhecem a maneira correta de fazer podas nas árvores ou que a Energisa faça cursos para capacitar nesse sentido.

 

“O mesmo tempo que leva para cortar mal é o mesmo de se cortar bem, por que não fazer uma poda melhor, até esteticamente falando? Para fazer com que a árvore cresça de forma igualitária e não ficar um galho pra cá outro pra lá. Mas eles não têm esse cuidado”, encerrou.

 

Veja:

 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

GALERIA DE FOTOS
Reprodução

Restos de poda em bairros de Cuiabá

Assessoria

Restos de poda em bairros de Cuiabá




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

João Moessa de Lima  23.07.25 16h37
Vereadora concordo contigo é uma vergonha o abuso cometido pelas empresas que podam árvores e deixam dias os entulhos na calçada. Não muito tempo atrás a energisa fez poda de árvore na Estrrada Dr. Paraná e deixou restos da poda na calçada obrigando as pessoas que costuma fazer caminhada no trecho a sair da calçada e caminhar pela via dos carros por um bom trecho entre a rotatória da Alameda Julio Miller e a rotatória de acesso a Univag.
2
0
José Luiz Ribeiro   23.07.25 14h11
Essa situação também ocorre com as empresas operadoras de telefonia e Internet, onde deixam nas ruas todos os restos de cabeanento nas calçadas e rias da cidade de forma desorganizadas, teriam que após a realização dos serviços que todo esse cabos fossem retirados,isto é uma prática que faz toda vez que tem im serviços de manutenção na rede.Ta ba hora da prefeitura de Cuiabá em parceria com as concessionárias de energia telefonia,Internet e TV Cabo fazerem uma organização na fiação dos postes pois apresentam uma desogNizacao total, além dos riscos dr curto circuitos e também poluição visual horrível dessa fiação A prefeitura precisa urgente toma uma atitude com fiscalização e multas a essas concessionárias.
4
0