Cuiabá, Sexta-Feira, 10 de Outubro de 2025
FREIO AO JUDICIÁRIO
25.08.2025 | 14h05 Tamanho do texto A- A+

WF reforça fala de ministro do STF contra "ativismo judicial"

André Mendonça defendeu que decisões do Judiciário devem gerar paz social, e não insegurança

Andressa Anholete/Agência Senado

O senador Wellington Fagundes, que reforçou o equilíbrio institucional

O senador Wellington Fagundes, que reforçou o equilíbrio institucional

DA REDAÇÃO

O senador Wellington Fagundes (PL) usou suas redes sociais para repercutir a recente fala do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, que criticou o "ativismo judicial" (confira abaixo). 

 

Quando um poder avança demais sobre outro, quem perde é o cidadão

Durante o 24º Fórum Empresarial do Lide, no Rio de Janeiro, na semama passada, o ministro destacou que “um bom juiz deve ser reconhecido pelo respeito, e não pelo medo”, defendendo que decisões do Judiciário devem gerar paz social, e não insegurança.

 

“Quando a balança dos Poderes se desequilibra, quem paga a conta é o cidadão. O Judiciário não pode legislar. Cabe a nós, parlamentares, garantir que cada Poder atue dentro de suas competências, em respeito à Constituição”, escreveu.

 

Wellington relembrou ainda que a democracia brasileira se sustenta no sistema de freios e contrapesos, que exige independência, mas também harmonia entre Legislativo, Executivo e Judiciário. 

 

“Quando um Poder avança demais sobre outro, quem perde é o cidadão”, afirmou.

 

Na manifestação, Wellington Fagundes reforçou a necessidade de preservar o equilíbrio institucional como base da estabilidade política e da segurança jurídica do país.

 

Vídeo:

 

 

 

 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Esly  25.08.25 14h18
A RESPOSTA DO ALEXANDRE DE MORAES FOI ABSOLUTAMENTE CONTUNDENTE, PARA QUE O ESTADO DEMOCRÁTICO SEJA VÁLIDO, TEM QUE HAVER A INDEPENDÊNCIA DOS PODERES, INCLUSIVE O JUDICIÁRIO. A JUSTIÇA NÃO PODE SER FROUXA, ACORDA SENADOR.
14
11