Não se trata de nenhuma pegadinha de 1º de abril (Dia da Mentira), mas o prefeito Wilson Santos (PSDB) e sua equipe técnica, comandada pelo procurador-geral do Município, José Rosa, a presidente da Sanecap, Eliana Rondon, o secretário de Infraestrutura, Josué de Souza, e outros técnicos do município, estarão, mais uma vez, em Brasília para tentar destravar as polêmicas obras do Programa de Aceleração do Crescimento em Cuiabá.
O prefeito e seus assessores estarão, novamente, frente a frente com técnicos da Controladoria-Geral da União (CGU), do Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal e da Casa Civil da Presidência da República, tentando explicar pontos obscuros das obras do PAC na capital mato-grossense.
Três pontos essenciais apontados pelo relatório da Controladoria Geral da União nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento terão que ser explicados pormenorizadamente, para que o município mantenha o direito de gerenciamento dos recursos e condução das obras em Cuiabá. São eles: os processos licitatórios, o superfaturamento dos produtos e os índices do BDI (Benefício e Despesas Indiretas).
O BDI é o resultado de uma operação matemática para indicar a "margem" que é cobrada do cliente, incluindo todos os custos indiretos, tributos etc. e a sua remuneração pela realização de um determinado empreendimento.
O resultado dessa operação depende de uma série de variáveis, entre as quais se destacam como mais importantes: o tipo de obra; o valor do contrato; o prazo de execução; o volume de faturamento da empresa; e, por fim, o local de execução da obra.
Para a execução de obras com projetos especiais, complexos ou de maior porte como as obras do PAC em Cuiabá, o recomendável é calcular o BDI especificamente para cada situação, observadas as peculiaridades físicas e técnicas de cada uma delas.
Companhia
A reunião dos representantes de Cuiabá com as autoridades federais está marcada para as 15h (14h lde MT) e será acompanhada pelos vereadores Francisco Vuolo (PR) e Domingos Sávio (PMDB), representando a Câmara Municipal.
Prestando contas
Independentemente do resultado da reunião desta quarta-feira em Brasília, na quinta-feira (2) o prefeito Wilson Santos estará na Câmara Municipal para prestar contas aos vereadores e, por extensão, à sociedade cuiabana sobre o andamento das obras do PAC na Capital mato-grossense.
O requerimento solicitando a presença do prefeito tucano no plenário do Legislativo foi apresentado pelo vereador Francisco Vuolo (PR) e subscrito por Domingos Sávio (PMDB). Os dois representantes da sociedade cuiabana que, por sinal, desde hoje, estão acompanhando todo o desenrolar da reunião terminativa entre as equipes locais e os técnicos do Governo Federal.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
1 Comentário(s).
|
alberto da silva 01.04.09 08h03 | ||||
A turma da botina tem que saber perder ja estamos no sequndo trimestre do ano de 2009.SO resta a eles cumprir os contratos assinados e depositar as contrapartidas e deixar a sociedade beneficiar dos investimentos publicos. | ||||
|