O jornalista Rodrigo Bocardi, demitido da Globo no começo do ano, está sendo processado por ter dívidas em impostos de mais de R$ 244 mil.
No último dia 17 de setembro, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional ingressou com uma ação contra ele para executar o pagamento de impostos.
Trata-se de um processo que envolve a Free Live Produções e Editora, empresa em nome de Bocardi que presta serviços de produção de vídeos e programas. Procurado pelo Instagram, Bocardi não respondeu.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
Após a reportagem ser veiculada, a advogada de Bocardi mandou uma nota (veja na íntegra abaixo) em que afirma que "as medidas judiciais em andamento integram o curso normal de questionamentos e cobranças tributárias típicos da atividade empresarial, respondendo a empresa por suas obrigações tributárias de maneira autônoma".
E que há "compromisso com o cumprimento das obrigações tributárias, ressaltando que [ele] sempre conduziu as suas atividades com responsabilidade, transparência e estrita observância da legislação vigente".
O jornalista ainda não foi notificado, mas quando isso acontecer, segundo informações do documento que o F5 teve acesso, ele terá cinco dias para efetuar a quitação da dívida de 2021 que corresponde ao não pagamento de imposto de renda de pessoa jurídica. Ou mesmo negociar como fará isso.
Caso isso não aconteça, a Justiça deverá fazer o bloqueio de contas bancárias, investimentos e aplicações. Bens podem ser penhorados.
Os valores que compõem o montante de R$ 244.581,44 constam na Dívida Ativa da União (DAU). O caso está na 12ª Vara de Execuções Fiscais Federal de São Paulo.
Esse não é o único caso jurídico que Bocardi está envolvido. Em entrevista ao jornalista Celso Giunti, ele indicou que teria entrado com processo contra a Globo após sua demissão, que considerou uma "injustiça" após a emissora dizer que ele foi dispensado por descumprimento de normas éticas. "Porque a minha fala sobre isso, ela é silenciosa e ela é jurídica", disse.
Após a repercussão, o jornalista, ao Notícias da TV, negou que tenha entrado com ação, mas não quis dar mais detalhes.
CONFIRA A NOTA DA DEFESA DE RODRIGO BOCARDI NA ÍNTEGRA
A assessoria jurídica do Sr. Rodrigo Bocardi vem a público esclarecer, a respeito de notícia divulgada sobre processo de execução fiscal ajuizado em face de empresa da qual é sócio, que todos os processos judiciais em que figura como parte seguem o seu curso regular, com a adoção de todas as providências técnicas cabíveis pela defesa.
As medidas judiciais em andamento integram o curso normal de questionamentos e cobranças tributárias típicos da atividade empresarial, respondendo a empresa por suas obrigações tributárias de maneira autônoma.
Por respeito às instituições e ao devido processo legal, eventuais esclarecimentos adicionais serão apresentados exclusivamente nos autos, no momento oportuno, evitando-se manifestações públicas sobre matéria de caráter processual.
Reafirmamos, ainda, o seu compromisso com o cumprimento das obrigações tributárias, ressaltando que sempre conduziu as suas atividades com responsabilidade, transparência e estrita observância da legislação vigente.
São Paulo-SP, 21 de outubro de 2025
Josiane Minardi
0 Comentário(s).
|