Cuiabá, Segunda-Feira, 8 de Setembro de 2025
MARIA AMÉLIA BAPTISTA
26.05.2025 | 07h19 Tamanho do texto A- A+

Pela 1ª vez, brasileira defende Portugal no Miss Mundo

Nascida no Rio de Janeiro, miss vive no país europeu há três anos e estará na final do mundial

Divulgação

A brasileira Maria Amélia Baptista defende Portugal no Miss Mundo 2025

A brasileira Maria Amélia Baptista defende Portugal no Miss Mundo 2025

FÁBIO LUÍS DE PAULA
DA FOLHAPRESS

A modelo Maria Amélia Baptista, 27, faz história ao se tornar a primeira brasileira a representar Portugal no Miss Mundo. Nascida no Rio de Janeiro e criada em Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais, ela vive no país europeu desde 2022 e possui dupla cidadania —o que lhe garantiu o direito de disputar a coroa pelo país europeu.

 

Moradora da cidade do Porto, onde atua no ramo de imóveis, Maria Amélia venceu o título de Miss Portuguesa em julho de 2024.

 

Desde então, vinha se preparando para ir à etapa internacional, que acontece desde o início de maio no estado de Telangana, no sul da Índia.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

A final da 72ª edição do Miss Mundo, que terá transmissão pelo YouTube, será no sábado (31) e reúne 108 candidatas.Considerada uma miss de carreira, ela ingressou no mundo dos concursos há 17 anos, em 2008, por incentivo de seu irmão Thiago António, que é apaixonado por esse universo e organizava concursos no Brasil.

 

Segundo ele, Maria Amélia já esteve em cerca de 15 concursos, desde as categorias infantil e adolescente, até chegar à fase adulta.

 

"Minha irmã é tudo pra mim! A participação dela no Miss Mundo, que é um dos maiores concursos de beleza do mundo, é uma grande realização, tanto minha como dela. Sentimos como uma grande conquista e vitória. Para mim ainda, que fui mister, representa muito ver ela chegar nesse patamar", disse ele, em conversa exclusiva com a coluna.

 

Formada em direito, a miss luso-brasileira diz ver nos certames de beleza uma forma de expressão cívica, tanto que uma de suas fortalezas como miss é sua atuação social.

 

Sua principal atuação é relacionada à crise imigratória e ela lidera ações ligadas à saúde pública e direitos de imigrantes —pauta que também levará ao palco do Miss Mundo, concurso reconhecido por priorizar debates e impacto social.

 

"Acho incrível que o concurso priorize a voz da mulher, e não só o corpo. É uma mudança de paradigma", afirmou à imprensa portuguesa.




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia