Cuiabá vai sediar, no dia 24 de março, um grande evento de MMA (Mixed Martial Arts – Artes Marciais Mistas). O projeto foi apresentado nesta semana ao prefeito Chico Galindo, pelo promotor de eventos Mário Zeferino e pelo lutador de MMA, Fábio Novaes.
O evento, que terá disputa de cinturão internacional e a presença de grandes nomes do UFC, será realizado no Ginásio Aecim Tocantins, no bairro Verdão, e vai reunir lutadores locais, nacionais e internacionais. O nome dos competidores ainda não estão confirmados.
A intenção, segundo Mário Zeferino, é preparar a Capital para receber uma etapa do UFC, em 2013.
“Para isso, precisamos já ter experiência em organizar eventos assim”, explicou ele, quando da apresentação do projeto.
A expectativa dos organizadores é de que a arena esteja lotada e o evento seja um grande sucesso. Para garantir “casa cheia”, os ingressos serão vendidos a preços populares. Em nível internacional, esse esporte foi disputado no Brasil apenas no Rio de Janeiro.
As lutas deverão ser transmitidas ao vivo para todo o país pelo canal Combate SporTV, que transmite com exclusividade as lutas de MMA. Outras emissoras também já demonstraram interesse em transmitir o evento.
Fábio Novaes ressaltou, ao receber o apoio da administração municipal, que o MMA é, atualmente, o segundo esporte mais visto no mundo e que sediar um evento desse porte ajudará a projetar a Capital para fora do país.
“O UFC é, hoje, um grande show, que traz enormes ganhos e visibilidade para a sede. O Rio de Janeiro, por exemplo, que, no último sábado, sediou mais um UFC, teve 85% da rede hoteleira ocupada para o evento”, disse.
A intenção é fazer um grande espetáculo. O produtor Mário Zeferino já trouxe para a Capital shows de artistas nacionais, como Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Titãs e Paralamas do Sucesso. E, em 2010, inseriu Cuiabá no roteiro das turnês internacionais, assinado a produção do “The Abba Show”.
UFC
UFC é a sigla para Ultimate Fighting Championship, uma organização americana que promove lutas que misturam artes marciais, como jiu-jitsu, boxe, wrestling, muay thai, karate e outras.
Nos campeonatos, normalmente, os lutadores se enfrentam em um ringue de oito cantos, denominado octógono, com 3 assaltos de 5 minutos. Já em lutas que valem títulos são 5 assaltos de 5 minutos.
Para prestigiar a festa, no camarote VIP, em Cuiabá, são esperados grandes lutadores, como Vitor Belfort (peso médio), José Aldo (campeão mundial na categoria peso pena do UFC), Junior Cigano (campeão mundial na categoria pesos pesados do UFC) e Rodrigo Minotauro (peso pesado do UFC).
Comentários (6)
MMA é esporte sim! e o evento em Maato Grosso será bom para o turismo devido à projeção que tal evento dará ao estado, tanto a nível nacional, como também em nivel internacional.
enviada por: Rubens Data: 23/01/2012 16:04:08
Só Jogador de Playstation comentando cretinices..Tem um que até diz que MMA não é esporte...É o fim da picada....MMA é o esporte que mais cresce no mundo...
enviada por: Max Campos Data: 23/01/2012 14:02:33
Colocar dinheiro público nesssa palhaça é uma vergonha!! O prefeito deve-se preocupar em investir na esporte local, principalmente na base, esportes como: vôlei, futebol, atletismo, natação. Ou seja, esportes saudáveis, não esse "esporte" onde os "atletas" sobem ao octagano para se degladiarem..
enviada por: Carlos Mello Data: 22/01/2012 11:11:48
No Brasil, ao invés dos políticos usam a boa administração para se reelegerem, eles usam o marketing, essa manobra é indevida, porque é dinheiro publico ao seu beneficio. Vamos acordar MPE.
enviada por: FLAVIO RIVERA Data: 22/01/2012 08:08:56
Se a prefeitura entrar com dinheiro nesse evento, será um tapa na cara de todos os esportistas da cidade, e deve ser questionado pelo MP. Nos últimos anos o apoio da prefeitura ao esporte de Cuiabá foi zero, ela sequer se dispunha a pagar passagens de onibus aos atletas locais pros jogos estudantis. Esse é um evento particular, quem lucrará com ele serão os organizadores, não a cidade. Também duvido que venham esses lutadores anunciados pra prestigiar o evento, isso é balela pra tirar dinheiro público. O Zeferino quer organizar o evento junto com o marido da Suzuki, que banquem e arquem com os custos, e fiquem com o lucro caso ocorra. Mas sem dinheiro público.
enviada por: Ademir Bustamante Data: 21/01/2012 23:11:19
A violência financiada pelo dinheiro público e colocam o nome de esporte. É o fim da Picada.
enviada por: Regis Santana Data: 21/01/2012 22:10:26