Encontrar um vazamento que não aparece na superfície é, muitas vezes, não ignorar o ‘ruído’ diferente que chega até o ouvido. E é exatamente isso que fazem os técnicos da Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá Saneamento. A concessionária intensificou sua força-tarefa de combate às perdas e, apenas em 2025, já identificou cerca de 20 mil vazamentos, sendo 30% deles não visíveis, descobertos graças à combinação de tecnologia com uso de geofones e trabalho de campo minucioso.
O trabalho funciona quase como uma investigação. Trabalhando em dupla, um dos técnicos posiciona uma haste de escuta no cavalete de cada imóvel do setor analisado. Ele verifica, ponto a ponto, se há algum indício de fuga na ligação domiciliar. Enquanto isso, o colega de equipe opera o geofone, um equipamento sensorial que amplifica o som do subsolo.
“Com o geofone é possível distinguir o ruído natural da rede do som anormal da água escapando por um microfuro na tubulação. Com isso, é possível localizar fugas silenciosas de água que não deixam manchas, poças ou qualquer sinal evidente”, explica Aline Barbosa, coordenadora de distribuição da Águas Cuiabá.
Ela lembra ainda que a cada ponto inspecionado, os dados são cruzados com um software de mapeamento digital, que mostra toda a rede no celular do técnico com informações sobre posição da tubulação, conexões e quais imóveis estão ligados naquele trecho. “Atualmente temos seis equipes especializadas na pesquisa de vazamentos não visíveis e outras oito que atuam no reparo e manutenção das redes, trabalhando diariamente, 24 horas por dia”, reforça.
A coordenadora ressalta também que combater perdas é um desafio que vai além da detecção de vazamentos. “Além das ocorrências naturais do sistema, enfrentamos fraudes no sistema de abastecimento. Esses fatores aumentam a complexidade do trabalho e exigem ainda mais precisão das equipes em campo”, destaca.
Investimento em distribuição - Além da investigação e correção de vazamentos, a concessionária executa um pacote de melhorias de R$ 230 milhões, voltado a modernizar e tornar o sistema mais eficiente. Entre as ações, destaque para a substituição de mais de 2 mil metros de adutoras e redes de grande porte, implementação e troca de macromedidores (medidor de vazão de água projetado para grandes volumes), ampliação da setorização do abastecimento (divisão do sistema em partes menores visando organizar, otimizar o uso e a circulação) e investimentos em melhorias operacionais que reduzem perdas e otimizam o controle da distribuição.
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization - ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa. Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba.
Sobre a Iguá Saneamento – A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.igua.com.br.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|