Cuiabá, Sexta-Feira, 5 de Setembro de 2025
NESTA QUINTA
09.06.2021 | 14h55 Tamanho do texto A- A+

Águas Cuiabá faz varredura em redes do centro de Cuiabá

Concessionária diz que ação garante preservação de adutoras e abastecimento no período da estiagem

Reprodução

Águas Cuiabá faz varredura em redes da área central de Cuiabá

Águas Cuiabá faz varredura em redes da área central de Cuiabá

DA REDAÇÃO

A Águas Cuiabá, empresa controlada pelo Grupo Iguá, realiza nesta quinta-feira (10) a segunda etapa de varredura interna nas adutoras da rede pública de abastecimento da Capital.

 

A medida operacional nas tubulações de maior calibre, no Sistema Central, visa garantir o abastecimento regular à população durante a estiagem, ampliando a capacidade de distribuição da ETA Central-São Sebastião. A ação está programada para começar às 20h.

 

O procedimento técnico consiste na introdução de um equipamento conhecido na engenharia de saneamento como PIG, dispositivo mecânico controlado eletronicamente. Esse aliado da preservação das tubulações e do abastecimento promove uma verdadeira “faxina” nos dutos da rede, eliminando eventuais obstruções.

 

Também chamado de “torpedo” entre técnicos da área, se assemelha a uma cápsula. Ao percorrer as adutoras, vai abrindo passagem, com maior fluidez, ao caminho da água nos subterrâneos da cidade.

 

Benefício à gestão operacional e, também, diretamente ao cliente da rede pública de saneamento.

 

“Como toda cidade tricentenária, Cuiabá possui redes antigas e que frequentemente passam por revisões. Essa é a segunda vez que executamos esse tipo de ação na ETA Central e a expectativa é desenvolvermos uma terceira etapa ainda em junho, antes do período mais seco. Temos redobrado esforços em medidas preventivas que reafirmem nossa eficiência operacional e foco no cliente”, destaca Lineu Machado, gerente operacional da Águas Cuiabá. 

 

Durante os trabalhos nesta quinta-feira, bairros conectados à Estação de Tratamento Central ficarão com o abastecimento suspenso temporariamente (confira lista abaixo).

 

A previsão é que o fornecimento de água esteja plenamente reestabelecido a partir das 8h de sexta-feira (11), concluída a necessária pressurização da rede.

 

A concessionária pede a toda a comunidade da região que priorize o uso consciente da água, evitando desperdícios. Clientes que venham a necessitar de abastecimento por meio de caminhão-pipa podem acionar a Águas Cuiabá por meio do call center 0800 646 6115 ou pelo WhatsApp (17) 99641 32 59. 

 

Confira lista de bairros abastecidos pela ETA Central: 

 

Bandeirantes, Baú; Centro- Norte; Centro Sul; Dom Aquino; Poção; Cidade Alta; Cidade Verde; Cohab Nova; Coophamil; Jardim Beira Rio; Jardim Ubatá; José Pinto; Nova Cuiabá; Novo Terceiro; Porto.  

 

Sobre a Águas Cuiabá

 

Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital matogrossense em 2012.

 

A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto.

 

Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

 

Sobre a Iguá Saneamento

 

A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas.

 

Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas.

 

Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses.

 

A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas.

 

Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

 

A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW).

 

Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia