Os atletas de Mato Grosso foram destaques na Final do Campeonato Brasileiro de Tiro Prático, realizada no último final de semana, em Rio Verde (GO). O evento encerrou oficialmente a temporada 2025, reunindo os melhores competidores do país após seis etapas disputadas ao longo do ano, nas cinco regiões do Brasil, totalizando um circuito técnico e desafiador.
Ao longo da temporada, cada atleta acumulou mais de 1,5 mil disparos nas provas oficiais, exigindo preparo físico, psicológico e consistência de alto nível. No campeonato de 2025, os mato-grossenses confirmaram a força do Estado no cenário nacional, garantindo múltiplas posições no pódio final.
De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Tiro Prático, Hwaskar Fagundes, o esporte vive um momento de expansão sem precedentes no Brasil, com um crescimento exponencial no número de competidores. “Tivemos o maior Mundial da história, realizado na África do Sul, e isso tornou a disputa por vagas na Seleção Brasileira ainda mais acirrada. A exigência por dedicação, treinamento e participação constante elevou o nível técnico dos atletas”, afirmou.
Segundo Fagundes, Mato Grosso acompanhou essa tendência nacional e, com a forte presença de seus competidores ao longo do Campeonato Brasileiro, o pódio de 2025 consolida definitivamente o Estado entre os principais destaques do país.
O desempenho foi ainda mais significativo porque alguns desses atletas — Tábata Claro, Eduarda Araújo, Arthur Toledo, Pedro Munuera e Guilherme Albuquerque — também integraram a Seleção Brasileira de Tiro Prático, que representou o Brasil no Campeonato Mundial realizado, em setembro, na África do Sul, a competição mais importante do calendário internacional de IPSC.
A atleta Tábata Claro, inclusive, foi a brasileira mais bem colocada em sua categoria, Production Damas, durante o Mundial, reforçando a qualidade técnica e o alto nível da equipe mato-grossense. Para ela, em um esporte cheio de burocracias para todos, subir ao pódio é provar que as mulheres podem ocupar espaços com potência e talento no tiro. “Cada conquista abre caminho para mais mulheres”.
Resultados MT da Final do Brasileiro 2025 – OVERALL E CATEGORIAS:
Pedro Munuera – Vice-Campeão – Production Overall
Guilherme Albuquerque – 3º Lugar – Open Overall
Tábata Claro – Vice-Campeã Damas – Production e Classe C Overall
Eduarda Araújo – Vice-Campeã Damas – Production Optics e Classe B Overall
Mayara Marques – Vice-Campeã Damas – Open
José Ângelo Carloto – Campeão Gran Senior – Standard
Arthur Toledo – Campeão Junior – Production
Renata Toledo – 3º Lugar Damas – Optics (mãe do Arthur)
Fernanda Gomes – 3º Lugar Damas – Production
Sobre o IPSC
O Tiro Prático é regido internacionalmente pela IPSC (International Practical Shooting Confederation), organização responsável por promover a modalidade em mais de 100 países. O esporte é estruturado em três pilares — precisão, potência e velocidade — e desafia o atleta a executar pistas dinâmicas que exigem controle emocional, tomada de decisão rápida, segurança e domínio técnico. No Brasil, a modalidade é coordenada pela Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP), que organiza competições nacionais e contribui para a formação de atletas de alto rendimento.
Os bons resultados de Mato Grosso confirmam o crescimento consistente do esporte no Estado e mostram a capacidade de seus atletas de competir em alto nível, tanto no Brasil quanto no cenário internacional.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|