Cuiabá, Sábado, 20 de Setembro de 2025
CAMINHADA DA PAZ
20.09.2025 | 09h13 Tamanho do texto A- A+

Cáceres celebra Dia da Cultura da Paz com caminhada e tributos

programação prevê hasteamento de bandeiras, apresentações musicais, momento inter-religioso e o encerramento com o Coral da Unemat e o Coral do Projeto Gonçalinho

Reprodução

Ilustração

DA REDAÇÃO

No próximo dia 21 de setembro, Cáceres realizará a 1ª edição do Dia Municipal da Cultura da Paz, instituído pela Lei nº 3.211/2023, de autoria do vereador Franco Valério (PSB). O evento será marcado por uma grande caminhada e por atividades culturais e educativas, em sintonia com o Dia Internacional da Paz, reconhecido pela ONU.

 

A concentração será na Praça Barão do Rio Branco, às 16h, de onde os participantes seguirão até a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Sicmatur). A programação prevê hasteamento de bandeiras, apresentações musicais, momento inter-religioso e o encerramento com o Coral da Unemat e o Coral do Projeto Gonçalinho.

 

Um dos pontos altos será a entrega da Comenda da Paz ao senhor José, de 73 anos, que já plantou mais de um milhão de árvores no município. “Todos os anos vamos reconhecer pessoas ou instituições que se dedicam à construção de uma Cáceres mais justa, humana e pacífica”, disse o vereador Franco Valério.

 

A iniciativa deste ano ganha ainda mais relevância diante do cenário de violência. Apenas em 2025, mais de 40 pessoas foram assassinadas em Cáceres. Entre maio e outubro, mais de 30 adolescentes também perderam a vida de forma trágica. Durante o evento, será entregue aos representantes do Estado um documento com recomendações e pedidos de apoio para políticas de combate à criminalidade e fortalecimento da cultura de paz.

 

Outro objetivo central é a implementação da Cartilha da Paz nas escolas públicas, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Unemat, de pedagogos e instituições parceiras. A proposta é envolver crianças e suas famílias em atividades que reforcem valores de cidadania, empatia e respeito mútuo.

 

A organização destaca ainda o apoio de professores que vivem em diferentes países e continentes, reforçando o caráter internacional da mobilização. “Não se trata apenas de um ato simbólico, mas de um compromisso coletivo. A paz precisa ser construída todos os dias, com diálogo, educação e participação da comunidade”, ressaltou Franco.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia